A Arte da Virtualização de Sistemas Operacionais utilizando Xen (454)

tags: Domínio virtual, Domínio zero, Full virtualization, Hypervisor, Linux xen, Máquinas virtuais, Paravirtualização, virtualização, Virtualization, Xen


Palestra de Fernando Ike, Luís Vitor Martinez e Caio Candido sobre Xen no Boteco 4Linux
Utilizando a tecnologia de virtualização Xen, que é aberta e livre, podemos gerar economia de recursos agregando diversos servidores reais em apenas um servidor real/físico. Com o Xen é possível criar várias máquinas virtuais dentro de um mesmo servidor real com uma perda mínima de performance. O curso mostra como montar a partir do zero um ambiente de virtualização com ferramentas livres e fazer ajustes específicos para sua necessidade.

Quem deve fazer este curso e por quê

Técnicos, analistas, administradores de redes que necessitem diminuir a quantidade de servidores, custo com energia e melhorar o aproveitamento dos recursos computacionais, instalando e configurando um ambiente de virtualização Xen.Desenvolvedores/programadores interessados em montar ambientes isolados para homologação e testes de software.

Baseado em levantamento feito com 150 CIOs e gerentes de TI, Andi Mann, analista de virtualização da Enterprise Management Associates (EMA) adverte: falta preparo das equipes de TI para administrar ambientes virtualizados.

Por que fazer este curso na 4Linux

  • Conteúdo independente de produto, o aluno conhecerá o que está por traz das soluções corporativas Xen Citrix, Red Hat e SUSE;
  • O processo de criação do ambiente de virtualização é feito passo a passo a partir do zero e no final do curso o aluno tem um ambiente praticamente idêntico ao que irá utilizar em produção;
  • Aprendizagem de conhecimentos aprofundados sobre gerenciamento de processadores e memória;
  • O aluno aprende várias ferramentas que auxiliam na manutenção e segurança da infraestrutura de virtualização ;
  • Aprender a utilizar da forma mais adequada os servidores e recursos computacionais.

Conteúdo Programático

  • Introdução;
  • Instalação;
  • O ambiente Xen;
  • Criando máquinas virtuais;
  • Redes Virtuais;
  • Gerenciando os domínios-virtuais;
  • Utilitários;
  • Segurança no Xen;
  • Xen Enterprise.

Solicite aqui o conteúdo detalhado do curso.

Pŕe-requisitos

  • Leitura em Inglês Técnico;
  • Conhecimentos em TCP/IP;
  • Conhecimentos intermediários em compilação de kernel e em networking Linux;
  • teste o seu conhecimento fazendo a nossa prova de pré- requisitos;
  • Material Didático.

Faça as seguintes provas: prova de pré-requisitos para o curso Linux Systems Administration (451) e prova de pré-requisitos para o curso Linux Network Servers (452) (70% de pontuação é o mínimo aconselhável para que possa acompanhar o curso sem dificuldades).

Material Didático

  • 01 CD com código fonte do Xen e outros programas;
  • 01 CD com XenEnterprise Express;
  • 01 Livro “Running Xen: A Hands-On Guide to the Art of Virtualization”, do autor: Matthews, Jeanna N. / Editora Pearson;
  • 01 CD do Debian Lenny.

Carga Horária

40 horas

Datas, valores e formas de pagamento

Tire suas dúvidas agora mesmo:

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e evitar envio de spams.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres da imagem respeitando as maiúsculas e minúsculas.