Linux Network Servers à distância (456)

tags: Apache, Linux, LPI, NFS, Sendmail, Servidores Linux, Squid


Assista ao vídeo demonstração de uma aula on line
No curso à distância, o aluno aprenderá a Administrar e configurar servidores e serviços no sistema GNU/Linux, como RAID, LVM, PAM, DHCP, FTP, NFS, NIS, DNS, Apache, Sendmail e Postfix, LDAP, Firewall Iptables e Squid. Esse curso é uma extensão do curso Linux System Administration (455)

Com o ensino à distância você pode assistir as aulas em qualquer lugar com a qualidade do conteúdo presencial e a interatividade com o Instrutor e os demais alunos é um diferencial.

 

Quem deve fazer este curso e por quê

Profissionais envolvidos em TI que queiram aprender a configurar servidores Linux, aprofundar seus conhecimentos técnicos em serviços de rede baseados em Linux, além de prepararem-se para certificação LPI nível 2 (provas 201 e 202). 

Por que fazer este curso na 4Linux

  • O NetClass, ambiente de ensino à distância da 4Linux, é rico em recursos que facilitam o aprendizado nessa modalidade;
  • Nos cursos à distância da 4Linux, existem monitores, que são auxiliares dos instrutores, escolhidos pela Gerência de Educação à Distância;
  • Temos experiência de mais de 7 anos com ensino a distância e acumulados os maiores e melhores cases do mercado:
  • Capacitação de 480 alunos com perfil técnico dos NTEs do MEC sobre Linux Educacional;
  • Projeto HackerTeen de ensino à distância considerado único no mundo pela universidade de Harvard, que esteve entre os 30 melhores projetos do mundo no Development Gateway;
  • Casos de alunos que à distância que mudaram de salário ou emprego devido aos conhecimentos adquiridos. Veja aqui os depoimentos de alguns de nossos alunos;
  • Cobertura de 100% do conteúdo abordado na Certificação Internacional do Linux, a LPI – nível 2, provas 201 e 202. O aluno terá acesso a 2 simulados para as provas do LPI em momentos específicos do curso, sendo que o último simulado cobrirá 100% do conteúdo do LPI. As provas são online em ambiente especialmente criado para simular uma prova real do LPI.
  • O material possui referência nas distros Debian e Red Hat, mostrando as diferenças entre elas. Usa-se a distribuição Debian em CHAT, pois é considerada a mais estável e tradicional, possibilitando um ambiente que permite ao aluno capacitar-se não somente para o Linux mas também para outros sistemas “like Unix”;
  • O aluno poderá baixar no ambiente virtual do curso, apostilas, manuais e uma vídeo-aula de instalação do Linux seguindo um esquema de particionamento ideal para servidores;
  • Infraestrutura e localização. Confira o vídeo que apresenta nossa sede, em São Paulo confira nossa Videoteca com mais informações sobre os cursos e as edições anteriores do Boteco 4Linux.

Metodologia de ensino 4E-learning

Nossa metodologia de ensino - aprendizagem 4E-learning baseia-se em 4 princípios que você não encontra no mercado de ensino à distância, mas que fazem diferença no seu aprendizado:

1 – O mesmo conteúdo e padrão de qualidade dos cursos presenciais
A 4Linux tem experiência em educação à distância desde 2002. Os nossos cursos à distância, os instrutores, conteúdos abordados, materiais e certificados de conclusão têm o mesmo padrão de qualidade dos nossos cursos presenciais.

2 – Edutainment (conteúdos elaborados para educar de forma dinâmica e interativa)
É muito natural que alunos, devido à outras experiências em frente do computador, achem as aulas de educação à distância do mercado chatas. A nossa metodologia quebrou esse tabu e por isso fomos considerados únicos pela Harvard Business School, com nosso projeto HackerTeen.

3 – Aula síncronas (ao vivo) com professores experientes
Nós temos professores experientes, certificados, com conteúdo rico e atualizado, que estão continuamente disponíveis para tirar suas dúvidas e trocar conhecimento com você on-line. Cuidado com cursos à distância, que lhe oferecem apenas apostilas ou tutoriais e fóruns.

4 – Conteúdos ricos e atuais que vão além das aulas
Na nossa metodologia, a cada curso aprimoramos os desafios, roteiros, missões, pegadinhas, vídeos, notícias e entrevistas a partir das avaliações dos alunos. O professor ministra aulas ao vivo – você ouve a aula na sua casa - e você interage com este professor em tempo real.

Saiba mais sobre o Ensino à Distância da 4Linux.

Conteúdo Programático


Conteúdo:

Todas as aulas abordarão dicas de segurança sobre o assunto proposto bem como notícias interessantes na área de TI:

  • Conceitos de Redes e TCP
  • Instalação Personalizada
  • RAID
  • PAM - Configuração de um Host-IDS
  • SYSLOG
  • DHCP
  • FTP
  • NFS e NIS
  • DNS
  • APACHE
  • Sendmail & Postfix
  • SQUID
  • Introdução ao LDAP
  • Samba
  • FIREWALL
  • Introdução ao OpenVPN

Solicite aqui o conteúdo detalhado do curso.

Pré-requisitos

  • Leitura em Inglês de nível técnico.
  • Conhecimentos do protocolo TCP/IP.
  • Domínio da Instalação de pacotes usando o utilitário dpkg ou rpm.
  • Domínio da utilização do aptitude.
  • Domínio da configuração de devices.
  • Domínio da configuração de ambiente gráfico (Xorg).
  • Compreensão do arquivo de configuração /etc/xorg.conf.
  • Domínio do editor de texto vim ou vi.
  • Domínio na utilização dos seguintes serviços: Servidor SSH com o recurso scp e sftp e Serviço Telnet.
  • Para você acompanhar este curso pela Internet com qualidade, é necessário que você tenha uma infraestrutura mínima com as seguintes características:
    • Link de Internet com, no mínimo, 1 mega de velocidade.
    • Banda larga. Não é possível fazer o curso com conexão discada.
    • Máquina Desktop (padrão) com, no mínimo, 1 GB de Memória RAM,  com Kit multimídia instalado e caixas de som devidamente configuradas para ouvir o professor ao vivo.
    • Navegador Mozilla Firefox 3.
    • Player Flash versão 10, instalado e habilitado.
  • Ou: ter concluído o curso Linux Systems Administration presencial (451) ou à distância (455).

Material Didático

  • Apostilas e manuais*.
  • Vídeo-aula de instalação do Debian no modo expert*.
    *Material disponível para download.

Carga Horária

 A carga horária do curso é de 90 horas (no mínimo), nas quais:

44 horas de aulas síncronas ao vivo com o professor através de vídeo-conferência.

44 horas (no mínimo) assíncronas obrigatórias para melhor desempenho do aluno. Estas horas são controladas pelo aluno que deverá ler o material didático, documentações e tutoriais indicados pelo instrutor, participar do fórum de dúvidas e discussões, auto-estudo de vídeos e exercícios dirigidos para assimilar o conteúdo.

2 horas de ambientação para apresentação da Metodologia TripleClass e do ambiente de ensino à distância da 4Linux.

    Datas, valores e formas de pagamento

    Tire suas dúvidas agora mesmo:

    CAPTCHA
    Esta pergunta é para testar se você é humano e evitar envio de spams.
    Image CAPTCHA
    Digite os caracteres da imagem respeitando as maiúsculas e minúsculas.