Linux Systems Administration à distância (455)

tags: Correio eletrônico, firewall , Linux, LPI, NFS, Proxy, Servidor web, Shell script, X Window


Assista ao vídeo demonstração de uma aula on line
O curso à distância é destinado á profissionais da área de informática, isto é, profissionais com perfil técnico, que já administram algum sistema operacional (exemplo Windows) e querem aprender essas mesmas administrações no Linux: formatação e particionamento de disco, instalação e remoção de programas, instalação de drivers para dispositivos, etc.
O curso forma  o aluno para ser administrador Linux com foco à obter a certificação LPI (Linux Professional Institute) nível I .A metodologia à distância possibilita ao aluno assistir as aulas em qualquer lugar (dispensando aulas presenciais na sede da 4Linux), a interatividade ocorre todo o tempo com o Instrutor e os demais participantes e a qualidade do conteúdo permanece a mesma que o modelo presencial.

Quem deve fazer este curso e por quê

Profissionais envolvidos em TI que queiram conhecer o ambiente Linux e aprofundar seus conhecimentos técnicos, e também os profissionais que desejam iniciar carreira em segurança de TI e se certificar pelo LPI nível 1 (provas 101 e 102).

O sistema operacional Linux está crescendo a cada dia e, conseqüentemente, cresce também a demanda por profissionais especializados para este mercado. As empresas estão conhecendo a importância do Linux não somente como redutor de custo, mas também como sinônimo de estabilidade e segurança. O aluno que faz o curso não só consegue reduzir o custo de TI dentro da empresa como também ganha conhecimentos sobre segurança, ampliando sua visão dentro da área. Obterá noções de como atuar em duas distribuições (Debian e RedHat), podendo, após o treinamento, trabalhar com qualquer uma delas. No ambiente de aula a distribuição utilizada é o Debian.

Participei do curso Linux Systems Administration à distância (455) e gostei muito do curso e da equipe toda. A 4Linux está de parabéns! Já estou ansioso para fazer o curso de vulnerabilidades!

Flávio de Oliveira Barros

Por que fazer este curso na 4Linux

  • O NetClass é a sala virtual da 4Linux com várias funcionalidades que facilitam o aprendizado. Em alguns momentos do curso você é convidado a fazer avaliações on-line do curso em sistema especialmente criado para este fim para que possamos saber sua opinião sobre o curso;
  • Nos cursos à distância da 4Linux, existem monitores, que são auxiliares dos instrutores, escolhidos pela Gerência de Educação à Distância;
  • Temos experiência de mais de 7 anos com ensino a distância e acumulados os maiores e melhores cases do mercado:
  • Capacitação de 480 alunos com perfil técnico dos NTEs do MEC sobre Linux Educacional;
  • Projeto HackerTeen de ensino à distância considerado único no mundo pela universidade de Harvard, que esteve entre os 30 melhores projetos do mundo no Development Gateway;
  • Casos de alunos que à distância, mudaram de salário ou emprego devido aos conhecimentos adquiridos. Confira aqui os depoimentos de alguns de nossos alunos;
  • Cobertura de 100% do conteúdo abordado na Certificação Internacional do Linux, a LPI – nível 1, provas 101 e 102. O aluno terá acesso a 2 simulados para as provas do LPI em momentos específicos do curso, sendo que o último simulado cobrirá 100% do conteúdo do LPI. As provas são online em ambiente especialmente criado para simular uma prova real do LPI;
  • Conteúdo desvinculado de uma dada distribuição, isto é, o aluno aprende a lidar com qualquer Linux ou sistemas operacionais Unix-like;
  • O material apresenta uma detalhada comparação entre as distribuições Debian e Red Hat, mostrando as principais diferenças entre elas.
  • O aluno pode baixar no ambiente virtual do curso, apostilas, manuais, tutoriais, bem como as aulas ao vivo e uma vídeo-aula de instalação do Linux seguindo um esquema de particionamento planejado. O aluno também terá acesso a uma vídeo-aula sobre a compilação do kernel;
  • Infraestrutura e localização. Confira o vídeo que apresenta nossa sede, em São Paulo;

Metodologia de ensino 4E-learning

Nossa metodologia de ensino - aprendizagem 4E-learning baseia-se em 4 princípios que você não encontra no mercado de ensino à distância, mas que fazem diferença no seu aprendizado:

1 – O mesmo conteúdo e padrão de qualidade dos cursos presenciais
A 4Linux tem experiência em educação à distância desde 2002. Os nossos cursos à distância, os instrutores, conteúdos abordados, materiais e certificados de conclusão têm o mesmo padrão de qualidade dos nossos cursos presenciais.

2 – Edutainment (conteúdos elaborados para educar de forma dinâmica e interativa)
É muito natural que alunos, devido à outras experiências em frente do computador, achem as aulas de educação à distância do mercado chatas. A nossa metodologia quebrou esse tabu e por isso fomos considerados únicos pela Harvard Business School, com nosso projeto HackerTeen.

3 – Aula síncronas (ao vivo) com professores experientes
Nós temos professores experientes, certificados, com conteúdo rico e atualizado, que estão continuamente disponíveis para tirar suas dúvidas e trocar conhecimento com você on-line. Cuidado com cursos à distância, que lhe oferecem apenas apostilas ou tutoriais e fóruns.

4 – Conteúdos ricos e atuais que vão além das aulas
Na nossa metodologia, a cada curso aprimoramos os desafios, roteiros, missões, pegadinhas, vídeos, notícias e entrevistas a partir das avaliações dos alunos. O professor ministra aulas ao vivo – você ouve a aula na sua casa - e você interage com este professor em tempo real.

Saiba mais sobre o Ensino à Distância da 4Linux.

Conteúdo Programático

Todas as aulas abordarão dicas de segurança sobre o assunto proposto bem como notícias interessantes na área de TI.
Instalando o Debian GNU/Linux e estruturando o sistema em um filesystem particionado de forma mais organizada;

  • Principais comandos para manipulação de arquivos e diretórios;
  • Principais comandos “like Unix” para edição e visualização dos conteúdos dos arquivos;
  • Recursos Importantes do Shell para manipulação de resultados da execução de comandos;
  • Redirecionamento e concatenação de resultados de comandos executados;
  • Comandos para buscar e visualizar documentação no Linux;
  • Gerenciando dispositivos de blocos (disquete, cdrom, pendrive e partições);
  • LVM: Definindo organização do LVM, usando o LVM, administrando o LVM, troubleshooting;
  • Trabalhando com o ambiente de trabalho do usuário no shell (alias e variáveis); -
  • Criando e manipulando texto com o editor vi e kedit;
  • Inicialização do sistema (processo init e runlevels) e arquivos de inicialização;
  • Comandos para gerenciamento de processos;
  • Administrando usuários e grupos dentro do sistema;
  • Gerenciando permissões em arquivos e diretórios e seus respectivos atributos;
  • Comandos para administrar quotas em sistemas Linux;
  • Instalação e gerenciamento de pacotes de programas (pacotes Debian e Red Hat) e compilação de programas;
  • Manipulando compressão e empacotamento de arquivos e rotina de backup;
  • Introdução à programação em Shell Script;
  • Comandos para agendamento de tarefas no sistema (cron e at);
  • Gerenciamento de bibliotecas compartilhadas para aplicações;
  • Configurando dispositivos de hardware no Linux;
  • Trabalhando com módulo de Placa de Rede e Placa de Som;
  • Configurando dispositivos USB;
  • O Sistema X Window – Configurando a interface gráfica (abordado em fórum e material extra);
  • Gerenciando a configuração de rede;
  • Configuração de Rede Wireless;
  • Telnet vs SSH;
  • TCP Wrappers;
  • Trabalhando com servidor de sincronização de horário – NTP;
  • Customizando, compilando e instalando um novo kernel em seu servidor;
  • Configurando e instalando um Boot Manager (GRUB e LILO);
  • Servidor de impressão CUPS;
  • Apache, DNS, SendMail, Logs e FTP (assuntos abordados em materiais extras especialmente preparados para a prova 102).

Solicite aqui o conteúdo detalhado do curso.

Pré-requisitos

  • Conhecimentos técnicos de qualquer sistema operacional;
  • Para você acompanhar este curso pela Internet com qualidade, é necessário que você tenha uma infraestrutura mínima com as seguintes características:
    • Link de Internet com, no mínimo, 1 mega de velocidade;
    • Banda larga. Não é possível fazer o curso com conexão discada;
    • Máquina Desktop (padrão) com, no mínimo, 1 GB de Memória RAM,  com Kit multimídia instalado e caixas de som devidamente configuradas para ouvir o professor ao vivo;
    • Navegador Mozilla Firefox 3;
    • Player Flash versão 10, instalado e habilitado.

Material Didático

  • Apostilas e manuais. Tudo isso disponibilizado no sistema NetClass da 4Linux. O aluno também poderá baixar um manual de instalação do Debian em pdf.

Carga horária

A carga horária do curso é de 90 horas (no mínimo), nas quais:

44 horas de aulas síncronas ao vivo com o professor através de vídeo-conferência.

44 horas (no mínimo) assíncronas obrigatórias para melhor desempenho do aluno. Estas horas são controladas pelo aluno que deverá ler o material didático, documentações e tutoriais indicados pelo instrutor, participar do fórum de dúvidas e discussões, auto-estudo de vídeos e exercícios dirigidos para assimilar o conteúdo.

2 horas de ambientação para apresentação da Metodologia TripleClass e do ambiente de ensino à distância da 4Linux.

    Datas, valores e formas de pagamento

    Tire suas dúvidas agora mesmo:

    CAPTCHA
    Esta pergunta é para testar se você é humano e evitar envio de spams.
    Image CAPTCHA
    Digite os caracteres da imagem respeitando as maiúsculas e minúsculas.