OpenLDAP – Implementando Servidor de Autenticação à distância (453)
Assista ao vídeo demonstração de uma aula on line Aprofundada base teórica e conceitual, aliadas a prática, são a marca registrada. A complexidade do OpenLDAP torna-se manipulável e compreensível uma vez que se tem o domínio sobre seus métodos e configurações. Centralizar autenticações é uma arte. Venha dominá-la!
Quem deve fazer este curso e por quê
Profissionais ou acadêmicos da área de TI que já tenham conhecimento de Linux e ambientes de rede e que querem entender o funcionamento de uma base LDAP e aprender como integrar os principais Serviços de rede utilizando o OpenLDAP como base única de autenticação.
Por que fazer este curso na 4linux
- Experiência de mais de 7 anos com ensino a distância tendo como experiência altamente positiva o treinamento para 480 alunos com perfil técnico dos NTEs do MEC sobre Linux Educacional;
- O curso tem foco na distribuição Debian - considerada a distribuição mais estável e tradicional - possibilitando um ambiente que permite ao aluno capacitar-se não somente para o Linux mas também para outros sistemas Like Unix;
- O aluno terminará o curso entendendo plenamente o formato e estrutura de uma base LDAP;
- O aluno estará apto a configurar, recuperar e otimizar uma base com OpenLDAP, uma vez que todas as opções de configuração serão abordadas em sala de aula;
- O aluno será capaz de utilizar praticamente todos os comandos de gerenciamento do OpenLDAP, inclusive como filtrar consultas e definir permissões de acesso;
- Talvez o ponto mais forte do curso seja a desmistificação da base OpenLDAP, tornando-a acessível e de uso real em situações cotidianas dos administradores de rede;
- O aluno estará apto para prestar a prova LPI 301 satisfatoriamente;
- O aluno será capaz de configurar um servidor LDAP para centralizar a autenticação dos principais serviços de rede disponíveis em Gnu/Linux;
- Nos cursos à distância da 4Linux, existem monitores, que são auxiliares dos instrutores, escolhidos pela Gerência de Educação à Distância;
- O NetClass é a sala virtual da 4Linux com várias funcionalidades que facilitam o aprendizado. Em alguns momentos do curso você é convidado a fazer avaliações on-line do curso em sistema especialmente criado para este fim para que possamos saber sua opinião sobre o curso;
- Infraestrutura e localização. Confira o vídeo que apresenta nossa sede, em São Paulo.
Metodologia de ensino 4E-learning
Nossa metodologia de ensino - aprendizagem 4E-learning baseia-se em 4 princípios que você não encontra no mercado de ensino à distância, mas que fazem diferença no seu aprendizado:
1 – O mesmo conteúdo e padrão de qualidade dos cursos presenciais
A 4Linux tem experiência em educação à distância desde 2002. Os nossos cursos à distância, os instrutores, conteúdos abordados, materiais e certificados de conclusão têm o mesmo padrão de qualidade dos nossos cursos presenciais.
2 – Edutainment (conteúdos elaborados para educar de forma dinâmica e interativa)
É muito natural que alunos, devido à outras experiências em frente do computador, achem as aulas de educação à distância do mercado chatas. A nossa metodologia quebrou esse tabu e por isso fomos considerados únicos pela Harvard Business School, com nosso projeto HackerTeen.
3 – Aula síncronas (ao vivo) com professores experientes
Nós temos professores experientes, certificados, com conteúdo rico e atualizado, que estão continuamente disponíveis para tirar suas dúvidas e trocar conhecimento com você on-line. Cuidado com cursos à distância, que lhe oferecem apenas apostilas ou tutoriais e fóruns.
4 – Conteúdos ricos e atuais que vão além das aulas
Na nossa metodologia, a cada curso aprimoramos os desafios, roteiros, missões, pegadinhas, vídeos, notícias e entrevistas a partir das avaliações dos alunos. O professor ministra aulas ao vivo – você ouve a aula na sua casa - e você interage com este professor em tempo real.
Saiba mais sobre o Ensino à Distância da 4Linux.
Conteúdo Programático
- Conceitos, arquitetura e design
- O que são os serviços de diretórios;
- Entendendo os schemas e atributos;
- Instalação
- Instalando a partir dos pacotes pré-compilados;
- Instalando a partir do código fonte;
- Configuração do OpenLDAP
- Uso e gerenciamento
- Gerenciando logs
- Log level;
- Syslog;
- slapd
- Backups e restauração
- Suporte a criptografia
- Ativando TLS;
- Instalando openssl;
- Criando uma agência certificadora;
- Assinando o certificado;
- Alterando o slapd.conf para ativar o TLS.
- Replicação com Slurpd e Syncrepl:
- Ativando replicação;
- Configurando o servidor réplica para Syncrepl;
- Servidor Apache
- Criando virtualhost com acesso autenticado;
- Servidor Proxy
- Instalando o Squid;
- Monitoramento de logs com SARG
- Servidor Postfix
- Servidor POP/IMAP:
- Servidor Samba
- Instalando o Samba
- Samba como PDC;
- Instalando o schema do Samba no OpenLDAP;
- Configurando o Samba para usar LDAP;
- Configurando o smbldap-tools;
- NSS e PAM – Autenticando no LDAP
- Configurando o NSS
- Configurando PAM;
- Servidor FTP.
Solicite aqui o conteúdo detalhado do curso.
Pré-requisitos
- Leitura básica em Inglês Técnico.
- Conhecimento básico em Linux, tais como:
Compilação de programas (gcc, make);
Trabalhar com bibliotecas dinâmicas (ldd e ldconfig);
Instalação de pacotes (apt-get ou aptitute);
Configuração de Servidor X (Xfree ou Xorg);
Configuração de Placa de Rede (modprobre, ifconfig);
Ferramentas clássicas de Redes (netstat, route);
Serviços básicos de rede (ssh, scp);
Gerenciamento de contas de usuários no Linux;
Editor de texto vi, less, pico, nano ou joe. - Para você acompanhar este curso pela Internet com qualidade, é necessário que você tenha uma infraestrutura mínima com as seguintes características:
Link de Internet com, no mínimo, 1 mega de velocidade;
Banda larga. Não é possível fazer o curso com conexão discada;
Máquina Desktop (padrão) com, no mínimo, 1 GB de Memória RAM, com Kit multimídia instalado e caixas de som devidamente configuradas para ouvir o professor ao vivo;
Navegador Mozilla Firefox 3;
Player Flash versão 10, instalado e habilitado.
Material didático
- 01 link disponibilizando o CD do Debian Lenny;
- Apostilas, manuais e vídeo-aulas. Disponibilizado no sistema NetClass da 4Linux. O aluno tem autorização para fazer download de todo o material, podendo imprimir quando quiser.
Carga horária
A carga horária do curso é de 70 horas (no mínimo), nas quais:
34 horas de aulas síncronas ao vivo com o professor através de vídeo-conferência.
34 horas (no mínimo) assíncronas obrigatórias para melhor desempenho do aluno. Estas horas são controladas pelo aluno que deverá ler o material didático, documentações e tutoriais indicados pelo instrutor, participar do fórum de dúvidas e discussões, auto-estudo de vídeos e exercícios dirigidos para assimilar o conteúdo.
2 horas de ambientação para apresentação da Metodologia TripleClass e do ambiente de ensino à distância da 4Linux.
Datas, valores e formas de pagamento
Tire suas dúvidas agora mesmo:
Faça o Intensivão com quem