OpenLDAP - Implementando Servidor de Autenticação Centralizada em FreeBSD (458)

tags: FreeBSD, OpenLDAP, Servidor de Autenticação

Aprofundada base teórica e conceitual, aliadas à prática, são a marca registrada deste curso. A complexidade do OpenLDAP torna-se manipulável e compreensível uma vez que se tem o domínio sobre seus métodos e configurações. Centralizar autenticações é uma arte. Venha dominá-la!

Quem deve fazer este curso e por quê

O curso de OpenLDAP está focado nos técnicos, analistas, administradores, integradores e implementadores de soluções de TI que desejam dominar o LDAP. A capacidade do LDAP em integrar diversos recursos de rede em uma única base que atenda a todos os serviços é sua principal vantagem. Esta vantagem tem sido cada vez mais requerida por todas as organizações que desejam ter, por exemplo, um único usuário e senha para acessar todos os serviços disponíveis na rede.

Por que fazer este curso na 4Linux

  • O aluno terminará o curso entendendo plenamente o formato e a estrutura de uma base LDAP.
  • Estará apto a configurar, recuperar e otimizar uma base com OpenLDAP, uma vez que todas as opções de configuração serão abordadas em sala de aula.
  • O aluno será capaz de utilizar praticamente todos os comandos de gerenciamento do OpenLDAP, inclusive como filtrar consultas e definir permissões de acesso.
  • O ponto mais forte do curso é a desmistificação da base OpenLDAP, tornando-a acessível e de uso real em situações cotidianas dos administradores de rede, como centralizar a autenticação para diversos serviços de rede.
  • O aluno estará apto para prestar a prova LPI 301 satisfatoriamente.
  • O aluno será capaz de configurar um servidor LDAP para centralizar a autenticação dos principais serviços de rede disponíveis em GNU/Linux.

Conteúdo Programático

  • Conceitos, arquitetura e design;
  • Instalação;
  • Configuração do OpenLDAP;
  • Utilização e gerenciamento;
  • Gerenciando logs;
  • Backups e restauração;
  • Suporte a criptografia;
  • Replicação com Slurpd e Syncrepl;
  • Servidor Apache;
  • Servidor Proxy;
  • Servidor Postfix;
  • Servidor POP/IMAP;
  • Servidor Samba;
  • NSS e PAM – Autenticando no LDAP;
  • Servidor FTP;
  • Pré-requisitos;
  • Leitura básica em Inglês Técnico;
  • Conhecimento básico em Linux, tais como;
  • Compilação de programas (gcc, make);
  • Trabalhar com bibliotecas dinamicas (ldd e ldconfig);
  • Instalação de pacotes (pkg ou ports);
  • Configuração de Servidor X (Xfree ou Xorg);
  • Configuração de Placa de Rede (ifconfig);
  • Ferramentas clássicas de Redes (netstat, route);
  • Serviços básicos de rede (ssh, scp);
  • Gerenciamento de contas de usuários no Linux;
  • Editor de texto VI.

Solicite aqui o conteúdo detalhado do curso.

Pré-requisitos

Faça as seguintes provas: prova de pré-requisitos para o curso Linux Systems Administration (451) e prova de pré-requisitos para o curso Linux Network Servers (452) (70% de pontuação é o mínimo aconselhável para que possa acompanhar o curso sem dificuldades).

Material Didático

  • 01 Apostila OpenFreeBSD.

Carga horária

40 horas

Datas, valores e formas de pagamento

Tire suas dúvidas agora mesmo:

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e evitar envio de spams.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres da imagem respeitando as maiúsculas e minúsculas.