Postfix (434)
Postfix
Este curso é destinado a quem deseja conhecer em detalhes as possibilidades do mais aplaudido servidor de e-mails da atualidade. De forma prática será implantada uma solução que pode ser utilizada tanto em pequenas empresas até em provedores com tráfego intenso de e-mails.
Quem deve fazer este curso e por quê
- Técnicos, analistas, administradores de redes ou pessoas interessadas em aprender a instalar, configurar e administrar uma completa, segura e escalável solução para servidor de e-mails.
- Este curso capacitará o aluno a oferecer à empresa uma ótima solução que não possui custos de licenciamento, e que pode ser facilmente mantida.
- No caso de um consultor autônomo, a solução poderá ser implantada em diferentes cenários, garantindo rápido retorno sobre o investimento no curso.
Por que fazer este curso na 4Linux
- Conteúdo elaborado por profissionais com vasta experiência em implantações de grande porte;
- Um guia para um servidor de e-mails, completo, seguro, e escalável;
- Independente de distribuição, o aluno aprende a lidar com qualquer Linux ou sistemas operacionais Unix-like;
- A segurança é passada como um processo, onde toda modificação do sistema é questionada;
- O aluno aprende a analisar e a fazer tuning, garantindo uma otimização de performance e economia na aquisição de harware.
Conteúdo Programático
- Antivirus e Antispam
- Conceitos de SPAM, UCE e UCB
- Instalação e configuração
- Análise de conteúdo e filtragem por expressões regulares
- Treinamento de base
- Postfix
- Conceitos de SMTP
- Instalação e configuração
- Utilitários
- Entrega local de mensagens
- Roteamento de mensagens
- Integração com LDAP
- Ativação do TLS/SSL
- Integração com o Cyrus
- Integração com Antivirus e Antispam
- Configuração de restrições
- Gerenciamento de Filas
- Webmails
- Instalação e configuração do Squirrelmail
- Instalação e configuração do RoundCube
- Utilitários e ferramentas administrativas
- Como detectar e evitar gargalos
- Dimensionamento de Hardware
- Gerenciando utilização de disco
- Gerenciando filas com o qshape
Pré-requisitos
- Inglês técnico;
- Conceitos de particionamento;
- Editor de texto (ex: vi, joe, emacs);
- Manipulação de pacotes (ex: dpkg, aptitude);
- Conhecimentos sobre TCP, UDP, ICMP e Raw; Sockets Unix (ex: ifconfig, route, ping, ssh, scp, sftp, telnet);
- Conhecimentos de administração de usuários, grupos e direitos (ex: adduser, groupadd, passwd);
- Conhecimentos de direitos (ex: chmod, chown, chgrp);
- Conhecimento em Shell Script;
- Ou ter concluído o curso Linux Network Servers (452).
Faça as seguintes provas: Prova de pré-requisitos para o curso Linux Systems Administration (451) e Prova de pré-requisitos para o curso Linux Network Servers (452) (70% de pontuação é o mínimo aconselhável para que possa acompanhar o curso sem dificuldades).
Material Didático
- 01 Pasta da 4Linux com 01 caneta e 01 bloquinho de anotações;
- Apostila de exercícios e notas complementares.
Carga Horária
40 horas