Nesta terça-feira, 10 de outubro de 2006, o Boteco 4Linux, cujo tema foi “Conheça os grandes sistemas operacionais: FreeBSD e OpenBSD” reuniu os interessados em conhecer mais sobre esses assuntos.
O palestrante, Denis Souza, falou do conceito de ambientes seguros e do desempenho dos dois sistemas operacionais. Ressaltou também aspectos sobre como proteger a informação, trabalhando com recursos de segurança, testando e acompanhando o ambiente.
"Para compor um servidor seguro é essencial conhecer FreeBSD e OpenBSD", ressaltou Denis Souza, que é também o instrutor desses dois cursos *ministrados* pela 4Linux.
Segundo o palestrante, o OpenBSD é o melhor firewall do mundo. É usado pela NASA desde 2002 para ambientes wireless (sem fio) e tem uma estrutura segura. “Todo componente OpenBSD é auditado para torná-lo mais robusto”, esclareceu o palestrante.
“O FreeBSD é o mais versátil para uso em servidores”, ressaltou Denis durante o bate-papo, acrescentando que esse é o sistema operacional utilizado por grandes empresas como Yahoo!, Apache, Sony Japan.
Após a apresentação de Denis Souza, como de costume, o Boteco 4Linux foi aberto: cervejas, refrigerantes e salgadinhos passaram a fazer parte do bate-papo. Além disso, os participantes não ficaram sem a saideira: receberam um desconto especial para realizar um dos treinamentos da 4Linux.
Conheça os treinamentos da 4Linux:
FreeBSD: Projetando Servidores Seguros – 410
OpenBSD: Projetando Ambientes Seguros – 439
Saiba mais sobre o Boteco 4Linux.