Caixa Econômica Federal - Expresso Livre como canal de comunicação entre lotéricas, prefeituras e outros parceiros

Redução de 30% dos chamados no 0800 e redução de 90% no tempo de comunicação entre a CAIXA e parceiros, com a comunicação centralizada, integrada entre áreas através do Expresso Livre.
O Cliente:
 
Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.
 
Necessidades:
 
Atualmente o canal de comunicação entre a CAIXA e seus parceiros (Loterias, CAIXA Aqui, Prefeituras) é realizado pelo 0800 disponibilizado pela CAIXA. O objetivo é criar um novo canal online para esses parceiros, de modo que possam realizar as mesmas operações feitas pelo 0800 e com isso:
 
  • Obter mais agilidade nas comunicações negociais e tecnológicas entre a CAIXA e seus Parceiros;
  • Abrir mais um canal de relacionamento com os parceiros CAIXA;
  • Diminuir o downtime de comunicação entre fornecedores e parceiros;
  • Centralizar a comunicação do canal parceiro.
 
Além destas necessidades a nova solução deveria:
 
  • Integrar com os diversos sistemas já utilizados atualmente como canal de comunicação entre os parceiros e a CAIXA;
  • Permitir uma visão gerencial tanto para a CAIXA quanto para os parceiros do tempo e movimentos dos chamados abertos pelos parceiros junto a CAIXA e fornecedores;
  • Desafogar o canal 0800 da CAIXA.
 
Solução:
 
A solução escolhida foi o correio eletrônico Expresso Livre, que possui na sua essência o conceito de colaboração e comunicação unificada em uma única ferramenta, conhecida também como Groupware. O fato de ser um projeto de código aberto permitiu alterações nos códigos para atender necessidades específicas do canal parceiros e também a integração com os sistemas já existentes.
 
Resultados:
 
  • Redução de 30% de chamados no 0800;
  • Redução de 90% no tempo de comunicação entre a CAIXA e Parceiros;
  • Comunicação centralizada e integrada entre áreas da CAIXA e Parceiros;
  • Integração com diversos sistemas de áreas negociais e tecnológicas da CAIXA.

Material distribuído pela Caixa durante o FISL12

 

Folder Fisl

Conheça – através de material distribuído pela Caixa durante o FISL12 (Fórum Internacional Software Livre), os projetos feitos em software livre com a participação da 4Linux.

Clique aqui para acessar o material

4Linux dentro da Caixa

A 4Linux vem trabalhando em parceria com a Caixa deste outubro de 2006, quando assinou o primeiro contrato de suporte à soluções livre na Caixa.

Compartilhe esta página