Caixa Econômica Federal - portal java com eXoplatform no feirão da casa própria e no bolsa família.

Quando um cidadão simula um financiamento habitacional no portal do "Feirão da Casa Própria", quando ele visita o portal de penhor de jóias da Caixa ou quando uma família vai até uma prefeitura fazer o recadastramento para o Bolsa Família eles estão usando soluções que utilizam o exo platform.
O Cliente:
 
Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família, e pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.
 
Necessidade:
 
A Caixa buscava uma solução de portal java que seguisse padrões JSR168 e JSR286 para substituir a solução de portal que havia sido adquirida anteriormente mas que não tinha tido sucesso na implantação. Uma das necessidades da Caixa era que a solução de portal deveria ser a mais amigável possível para que os próprios gestores de negócios gerassem seus conteúdos de forma fácil e descentralizada.Deveria também utilizar soluções modernas como Portlets e Widgets. A solução também deveria ser integrada com os sistemas já existentes na Caixa.
 
Um portal corporativo, também conhecido como um portal de informações empresariais (EIP), é um 'framework'  para a integração de informações, pessoas e processos através das fronteiras organizacionais. Portais corporativos fornecem um ponto de acesso seguro unificado, muitas vezes sob a forma de uma interface de usuário baseada na web, e são projetados para agregar e personalizar informações através de portlets específicos do aplicativo. Uma característica dos portais corporativos é a contribuição de conteúdo descentralizada e gerenciamento de conteúdo, o que mantém as informações sempre atualizadas. Outra característica marcante é que eles servem para clientes, fornecedores e outras pessoas para além das fronteiras da organização.Isto contrasta com um portal corporativo que está estruturado para as funções dentro de uma organização.
 
Solução:
 
A 4Linux apresentou para a Caixa,  4 opções de portais open source que seguiam os padrões JSR168 e JSR286 e recomendou a adoção do eXo Platform como a solução mais aderente aos requisitos definidos devido a sua interface amigável e por seguir padrões abertos de desenvolvimento. O fato do portal eXo rodar muito bem sincronizado com o servidor de aplicações Jboss também pesou nesta escolha.
 
 
Resultados:
 
Atualmente, quando um cidadão simula um financiamento habitacional no portal do "Feirão da Casa Própria", quando ele visita o portal de penhor de joias da Caixa ou quando uma família vai até uma prefeitura fazer o recadastramento para o Bolsa Família esta pessoas estão usando soluções que utilizam o exo platform implementado com o suporte da 4Linux.
 
Mais de 10 portais estão em funcionamento utilizando o eXoplatform e a equipe da Caixa tem independência e autonomia na solução pois a 4Linux fez também a capacitação da equipe Caixa através de mentoring.
 
Os custos reduziram bastante quando comparados com a solução de portal Vignette anteriormente em uso ou quando se compara com a solução Websphere da IBM.

Material distribuído pela Caixa durante o FISL12

 

Folder Fisl

Conheça – através de material distribuído pela Caixa durante o FISL12 (Fórum Internacional do Software Livre), os projetos feitos com software livre e com a participação da 4Linux.

Clique aqui para acessar o material

4Linux dentro da Caixa

A 4Linux vem trabalhando em parceria com a Caixa deste outubro de 2006, quando assinou o primeiro contrato de suporte a soluções livre na Caixa.

Clarice Coppetti - vice-presidente de Tecnologia da Caixa e a equipe de tecnologia falam sobre as razões e benefícios da adoção de software livre.

Jon 'Maddog' Hall (baseado no case da Caixa) mostra as vantagens de se usar software livre para estimular a inovação.

 
Tipo: 
Projeto