Caixa Econômica Federal - Solução Elastic no correio eletrônico.

Com a adoção do Elastic diversas unidades operacionais da CAIXA estão conseguindo ter visibilidade do seus serviços e identificando problemas com mais precisão e rapidez.

O Cliente

Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

Necessidades

Diversas unidades operacionais da CAIXA necessitavam de uma solução que desse visibilidade do serviço de correio eletrônico em tempo real, que gerassem estatísticas em diversos aspectos, identificar anomalias de forma mais precisa e com rapidez, que pudesse demonstrar a saúde e comportamento do sistema.

Solução

A solução implementada foi o Elastic, que atendeu perfeitamente essa necessidade da equipe de suporte e sustentação de correio eletrônico da CAIXA. Através do Elastic a equipe conseguiu ter visibilidade do tráfego de mensagens identificando anomalias e uso indevido do canal, bem como volumetria. Além disso,  obtiveram através de dashboards e gráficos, dados estatísticos de tráfego, tamanho de mensagens, envio, recebimento, mensagens não enviadas e análise mensagens relevantes ou não ao negócio da Caixa. A solução Elastic permitiu que a equipe de correio pudesse correlacionar problemas e atuar de forma conjunta com fornecedores e parceiros da CAIXA.

Resultados Alcançados

  • Informações em real time através de dashboards
  • Antecipar possíveis problemas através da correlação de eventos