Caixa Econômica Federal - Suportando milhões de transações por dia com o banco de dados PostgreSQL

A Caixa precisava modernizar seu sistema de autoatendimento, de maior economia no ambiente mainfame e banco de dados, além de um maior domínio sobre os dados e negócios, já que as operações eram terceirizadas. Ela conseguiu tudo isso com duas tecnologias: PostgreSQL e JBoss.
O Cliente:
 
Criada em 1861, a CAIXA é uma empresa 100% pública e não é apenas um banco, mas também o agente responsável pelos programas sociais do Governo Federal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas. A Caixa está na vida dos brasileiros uma vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.
 
Necessidades:
 
A Caixa precisava modernizar seu sistema de autoatendimento e  optou pela substituição dos sistemas existentes. O novo ambiente que proporciona várias formas de relacionamento com o cliente seria fornecido por uma infraestrutura homogênea e de gerenciamento centralizado com rápida aplicação de regras globais de negócios, segurança, backup e preparação para contingências.
 
Os objetivos eram:
 
  • Maior economia de processamento em plataforma alta (Mainframes IBM).
  • Maior domínio e controle sobre dados e negócios, já que as operações eram terceirizada (pagos por transação bancária).
 
Desafios:
 
  • A nova solução deveria ainda contemplar o melhor uso de recursos e trazer o maior grau de independência tecnológica para a Caixa Econômica Federal;
  • A nova solução deveria se integrar não só aos modelos de segurança e auditoria de uma banco como a Caixa, mas também aos modelos de desenvolvimento de software, operações em TI e acima de tudo manter ou aumentar o grau de satisfação dos clientes Caixa.
 
Solução:
 
A Caixa escolheu a tecnologia JAVA EE e precisava decidir qual a infraestrutura que apresentava melhor relação custo x benefício para rodar esta aplicação. Decidiu, então, fazer um teste de benchmark. A CAIXA considerou 3 plataformas já existentes em seu ambiente de TI:
 
  •     plataforma alta:  zSeriesIBM - zOS - DB2 - Websphere
  •     plataforma intermediária: Sparc-Solaris-Oracle-SJSAS
  •     plataforma baixa: x86-Linux-PostgreSQL-JBoss
 
A Caixa solicitou para os fornecedores (entre eles a 4Linux) que montassem o ambiente de hardware e software para os testes de “estresse da solução Multicanal”. Como os outros fornecedores, a 4Linux construiu o ambiente para receber a aplicação Multicanal e fez inúmeros ajustes de tuning para que a infraestrutura tivesse a melhor performance.
 
A solução apresentada pela 4Linux foi escolhida, ocorrendo a criação da infraestrutura do ambiente multicanal com sistema Operacional Linux, servidor de aplicação JBoss e banco de dados PostgreSQL, todos eles em sua versão Open Source. Para monitoramento do ambiente a solução escolhida foi o Zabbix.
 
Resultados obtidos:
 
  • O ambiente Multicanal atende mais de 27.000 ATMs, picos de 6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia. Passam pelo multicanal mais de R$ 1 bilhão por mês.
  • O banco de dados PostgreSQL - com mais de 18.000.000 de transações de banco de dados por dia - passou a ser uma alternativa ao banco de dados Oracle e DB2 dentro da Caixa.
  • As metas de independência tecnológica não tem valor mensurável e foram conquistadas;
  • O sistema atende com fluidez os clientes Caixa;
  • A cadeia de TI da Caixa, dos desenvolvedores até o cliente final está satisfeita com o desempenho, escalabilidade e robustez do novo ambiente MultiCanal.

Material distribuído pela Caixa durante o FISL12

 

Folder Fisl

Conheça – através de material distribuído pela Caixa durante o FISL12 (Fórum Internacional do Software Livre), os projetos feitos com software livre e com a participação da 4Linux.

Clique aqui para acessar o material

4Linux dentro da Caixa

A 4Linux vem trabalhando em parceria com a Caixa deste outubro de 2006, quando assinou o primeiro contrato de suporte a soluções livre na Caixa.

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