Caramuru Alimentos - Infra complexa com Suporte Linux e Open Source 24x7 da 4Linux.

A Caramuru Alimentos possuía um servidor de e-mail e não estava feliz com ele. A 4Linux migrou para uma solução e e-mail mais moderna e depois disso várias outras migrações para linux e open source ocorreram. Hoje a 4linux mantém o ambiente linux e open source da Caramuru com suporte 24x7.

O Cliente:

A Caramuru, é a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canela com faturamento anual em torno de 2 bilhões e conta com um corpo de 2400 colaboradores.

Necessidades:

A Caramuru Alimentos possuía um servidor de e-mail que utilizava Qmail + Squirrelmail em um ambiente com mais de 2000 contas. Os usuários não utilizavam o recurso de Webmail devido à interface ser pouco amigável, não possuíam uma solução funcional para utilização de e-mail em dispositivos móveis devido ao servidor possuir apenas suporte ao protocolo POP configurado e não havia nenhum tipo de redundância do servidor, deixando o ambiente vulnerável em caso de falhas de hardware.

Solução:

Após pesquisar e analisar varias opções no mercado a solução Zimbra com os serviços da 4Linux foi escolhida para substituir o antigo servidor. 

Resultados obtidos:

Após a implantação do servidor de e-mail Zimbra e a migração dos e-mails do servidor anterior para o novo servidor houveram diversos benefícios imediatos de usabilidade:

O recurso webmail passou a ser utilizado frequentemente;

O suporte ao protocolo IMAP permitiu a integração do e-mail em dispositivos móveis da empresa (smartphones);

Houve um aumento da segurança ao se utilizar HTTPS, IMAPS, POPS e TLS nas conexões SMTP;

Além destes benefícios, o novo ambiente possui replicação do servidor onde as mensagens de e-mail ficam armazenadas, possibilitando que um downtime seja evitado em caso de problemas com o servidor principal.

A 4Linux também implementou na Caramuru os servidores DNS, FTP e HTTP, sendo responsáveis pelos sites da empresa e também pela resolução de nomes. Estes servidores possuem alta disponibilidade, utilizando para isso uma solução de H.A. baseada em Corosync, Pacemaker e DRBD.

Nesse cenário, o Corosync e o Pacemaker são utilizados para gerenciar o cluster de alta disponibilidade, e o DRBD mantém os arquivos sincronizados entre os nós do cluster.

O ambiente também é  monitorado por um servidor Zabbix e em caso de problemas em qualquer parte do ambiente (incluindo servidores Linux, Windows e dispositivos de rede como roteadores e appliances) a equipe é comunicada, garantindo um tempo de resposta rápido pela equipe de TI.

Compartilhe esta página