CESP - Ambiente Online de Aprendizagem para capacitação de funcionários em diferentes localidades

Para treinar centenas de pessoas em diferentes localidade os custos ficavam elevados devido ao traslado do instrutor e a própria logística que os treinamentos exigem. A CESP, então, decidiu fazer duas investidas ao mesmo tempo: treinamento à distância e com Software Livre.
Necessidades:
 
A Companhia Energética de São Paulo tinha uma necessidade constante de treinamentos, dos mais diversos, para seus funcionários, nas áreas de Qualidade de Atendimento, Segurança no Trabalho, Informática entre outros. No entanto, por existirem várias unidades CESP, os custos desses treinamentos ficavam elevados, devido ao traslado do instrutor e a própria logística que os treinamentos exigem. A CESP, então, decidiu fazer duas investidas ao mesmo tempo: treinamentos à distância e com Software Livre. 
 
Solução:
 
A 4Linux, primeira empresa do mundo a ensinar Linux pela internet, estudou as possibilidades junto à CESP, e apresentou uma solução na qual a redução de custos era significativa, tanto em termos de infraestrutura, quanto em termos da metodologia em que os cursos poderiam ser oferecidos.
 
Pelo fato da solução apresentada ser em Software Livre, o custo de licença foi de zero. A CESP aprovou a solução e a 4Linux a customizou para atender os requisitos do projeto, além de implementar o ambiente virtual de aprendizagem no ambiente central.
 
Resultados:
 
Hoje a CESP possui vários treinamentos à distância e alunos espalhados em diversas unidades, oferendo cursos como:
 
  • Operação de Usina, destinado à operadores de usuários;
  • Estudos de Circuitos Elétricos, destinado à Técnicos e Engenheiros;
  • Normas de Operação, destinado às pessoas de operação;
 
Em todos os cursos, os alunos podem voltar e rever as aulas, pois elas ficam gravadas na ferramenta. A CESP está migrando os cursos presenciais e colocando grande parte à distância. Os custos foram reduzidos e os alunos ficaram muito mais satisfeitos.
Tipo: 
Projeto