Constran - Integração de processo de pagamentos com BPM BonitaSoft

Em uma empresa do porte da Constran, com milhares de colaboradores em dezenas de departamentos administrativos e obras com administração descentralizada, o controle de certos processos precisa ser muito rigoroso e seguir um fluxo muito bem determinado.
O cliente:
 
Com 56 anos de história, a Constran atua, em todo o território brasileiro, na área de construção civil pesada. Acumula ampla experiência na execução de obras públicas e privadas nos diversos segmentos da engenharia. Entre eles estão metrovia, aeroporto, obras de arte especiais, usina e barragem, porto, rodovia, ferrovia, sistema viário, edificações, rios e canais, polo petroquímico, refinaria, energia, mineração, oleoduto e gasoduto.
 
Necessidade:
 
Em uma empresa do porte da Constran, com milhares de colaboradores em dezenas de departamentos administrativos e obras com administração descentralizada, o controle de certos processos precisa ser muito rigoroso, e seguir um fluxo muito bem determinado, de forma a garantir a integridade e segurança em todas as etapas. Erros e esquecimentos precisam ser evitados de maneira sistemática. A Cosntran, também, necessitava que sua equipe técnica fosse capacitada na solução implementada, de modo a ter independência e autonomia. 
 
Solução:
 
A Constran escolheu a 4Linux como parceira na implementação do Bonita Open Solutions para controlar seu processo de autorização de pagamentos. Somente uma solução como o Bonita Open Solutions, e sua API aberta, permitiram à Constram integrar completamente seu processo de autorização de pagamentos aos sistemas e equipamentos existentes com um custo muito baixo frente às outras soluções analisadas no mercado, e isto em tempo recorde. 
 
Resultado:
 
O processo, assim que definido, pôde ser integrado completamente aos scanners de rede para leitura de notas fiscais e outros documentos que “viajavam” juntamente com o processo em algumas das etapas de aprovação, inclusive com a inclusão de novos documentos digitalizados quando solicitado em alguma das etapas seguintes, mesmo após desvio e retorno. Todo o processo foi, também, integrado ao ERP de mercado utilizado pela Constran, permitindo que o disparo do processo pudesse ser feito por vários “gatilhos” do negócio, bem como informações selecionadas que foram inseridas durante o processo até sua finalização pudessem ser visualizadas pelo ERP. A equipe de desenvolvimento da Constran foi treinada para continuar a solução, podendo fazer modificações no fluxo e implementar novas soluções e integrações com outros sistemas por eles utilizados.