DSF - BI com Pentaho e construção de Data Warehouse com Modelagem Dimensional

A DSF é uma das principais empresas de gestão tributária municipal do país e buscava uma solução para geração automática de relatórios online e cubos com informações modeladas para oferecer aos gestores de tributos municipais e de suas equipes.
Cliente:
 
A DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais é uma das principais empresas de gestão tributária municipal do país. A meta da DSF é facilitar a gestão fiscal responsável para que o município possa cumprir sua função social.
O objetivo da DSF é facilitar o trabalho dos gestores de tributos municipais e de suas equipes, aumentando a eficiência e a transparência, diminuindo a burocracia, eliminando repetições e proporcionando um atendimento de alta qualidade aos contribuintes. O resultado final é o aumento da arrecadação sem aumento de impostos e com o máximo controle e gerenciamento.
 
Necessidade:
 
A DSF buscava uma solução para geração automática de relatórios online e cubos com informações modeladas para oferecer aos seus clientes. Os relatórios seriam acessados por secretários e diretores das prefeituras e precisavam ser de fácil utilização.
 
Além da implantação dessa solução, a DSF queria capacitar sua equipe técnica deixando-a autossuficiente no ambiente implementado, não somente na operação, mas também em administração e “troubleshooting”, com conhecimentos para reconstruir o ambiente.
O sistema deveria acessar um servidor de Banco de Dados com Oracle e servidores de aplicação com Tomcat.
 
Solução:
 
A 4Linux foi a empresa escolhida e a solução escolhida foi a suíte Pentaho para construção de um Data Warehouse com Modelagem Dimensional.
 
Resultados:
 
Para Marcelo Grecco, gerente de sistemas da DSF, esta solução possibilitou a criação de um novo produto na área de BI. “Buscamos uma solução no mercado para atendermos uma demanda interna e como consequência essa demanda cresceu, aumentando a demanda externa. Para a empresa, ganhamos um novo produto para comercializarmos e a abertura de novos negócios. A empresa ganhou conhecimento sobre essa inteligência que, até então, desconhecíamos, facilitando o processo de tomada de decisão do nosso cliente” ressalta Grecco.
 
Tínhamos expectativa quanto a performance da solução, mas ela foi plenamente atendida, graças ao conhecimento do consultor e também a própria ferramenta, gerando gráficos e cubos. Um outra expectativa foi com relação a customização do produto ficar com a nossa cara, esse objetivo foi atingido e sabemos que ainda há espaço para mais modificações.
 
" Escolhemos a 4Linux pela imagem que a empresa tem no mercado, pela qualidade e pela referência dos serviços prestados em treinamento e consultoria, ficamos bastante satisfeitos com a nossa escolha", completa Grecco.
Tipo: 
Projeto