Embracon Consórcios - Migração de correio eletrônico Outlook para Zimbra

O Consórcio Nacional Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas atuantes no segmento de consórcios e precisava de uma comunicação integrada e eficiente entre as suas filiais e funcionários. O Zimbra permitiu isso.
Cliente:
 
O Consórcio Nacional Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas atuantes no segmento de consórcios. Foi criado em 1988, por dois profissionais com larga experiência no mercado de consórcios e que têm como filosofia de trabalho conhecer e atender às necessidades dos clientes com o máximo de competência e responsabilidade. 
 
Necessidade:
 
Solução moderna de webmail que proporcionasse uma melhoria de performance, mais segurança e confiabilidade aos usuários. Além da implementação, a Embracon queria capacitação da equipe técnica na solução implementada, através de mentoring.
 
Solução:
 
A solução escolhida foi a Groupware Zimbra - Colaboração integrada, por oferecer uma experiência inovadora ao cliente no gerenciamento da comunicação de forma centralizada.
 
Foi realizada a implementação e configuração do MTA Postfix do Zimbra para utilização do Spamassassin (antispam), ClamAV (antivírus), Postgrey (Greylist) e Apolicy (controle de restrições de envio e recebimento, tamanho de mensagens e tipos de anexo por usuário) e a capacitação da equipe técnica pelo mesmo consultor que implementou o projeto.
 
Resultados:
 
Segundo Djalma Lúcio Baptista Manentti, supervisor de redes do Embracon, a área de TI ganhou performance para administrar o serviço de e-mail. “No servidor antigo haviam muitas manutenções e hoje com o Zimbra é bem menor”, ressalta Djalma.
 
“Para a empresa, não corremos mais o risco, internamente, das pessoas perderem seus e-mails, por estarem nas máquinas locais, pois existe backup. Com o Outlook não era possível realizarmos esse procedimento, já com o Zimbra, por estar no servidor, a operação é segura e possível de ser mantida completa.
 
Para o Embracon, as expectativas em relação à tecnologia e à 4Linux foram atendidas. “Nossa expectativa era ter um webmail seguro com mudança do MTA. Antigamente usávamos o Qmail e hoje usamos o Postfix, mais seguro e mais fácil de gerenciar. Com relação a 4Linux, foram atendidas nos quesitos de atendimento, cumprimento de datas e horários estipulados, bem como o cronograma acordado”, diz Djalma.