Grupo Picolli - Solução de VPN Open Source para integrar suas unidades

Centenas de colaboradores que acessavam a matriz, em diferentes unidades via VPN, com constantes quedas nas conexões. A migração para uma nova solução de VPN foi decidida e implementada.
Cliente: 
 
Grupo empresarial, prestadora de serviços em telecomunicações, possui uma organização de serviços especializados na comercialização e pós-vendas de tecnologia ao mercado varejista.
O Grupo Picolli foi fundado em 1958 iniciando suas atividades com o atendimento de assistência técnica para o segmento de eletroeletrônicos. Após 10 anos de operações já era considerado um dos maiores grupos especializados em Assistência Técnica da América Latina para este segmento.
Com a excelência do serviço prestado, novas linhas de produtos foram sendo incorporadas em seu processo de assistência técnica, levando o Grupo a buscar desafios ainda maiores, a fim de aumentar seu leque de prestação de serviços.
 
Com o início da indústria de telefonia móvel celular digital no mercado brasileiro, em 1996, o Grupo Picolli alterou o foco dos seus negócios para o mercado de Telecomunicações, consolidando uma parceria ímpar com a Telesp Celular, Telefônica Celular, Tim Maxitel e BCP São Paulo para a assistência técnica de aparelhos celulares TDMA e CDMA.
 
O significativo sucesso destas parcerias possibilitou a abertura de pontos comerciais para o reparo e venda de aparelhos celulares da BCP e TIM Maxitel.
Com uma linha de negócios direcionada para assistência técnica em telefones celulares, o Grupo Picolli constituiu a Empresa PSI, tornando-se centro especializado e avançado de reparo dos maiores fabricantes de telefonia celular do mercado tais como: Motorola, Siemens, Ericsson, Gradiente, Nokia, LG e Palm, tornando-se a maior empresa da América Latina em reparos de telefones celulares com 60.000 reparos mês.
 
Com outra linha de negócios direcionada para comercialização de aparelhos celulares, o Grupo Picolli constituiu a Empresa MCS, que é hoje o maior parceiro mundial mono-marca da TIM para o atendimento e comercialização de produtos e serviços do varejo especializado. Esta linha de negócios hoje é responsável pelo atendimento aproximado de 1,5 milhões de clientes por ano.
Com 700 colaboradores o Grupo Picolli tornou-se um dos maiores grupos especializados na prestação de serviços para o mercado varejista, principalmente na comercialização e pós-vendas de tecnologia do mercado brasileiro.
 
Necessidade:
 
Os problemas de quedas constantes enfrentados na rede com VPN. O cliente usava a VPN IPSEC e migrou para o OpenVPN. O Grupo Picoli queria ter um suporte especializado ao OpenVPN após a migração e também a outras soluções baseadas em software livre como firewall IPtable, proxy SQUID e DNS. 
 
O Grupo Picolli queria contratar suporte Nível 2 na modalidade 8x5 com uma empresa que, além de manter o ambiente instalado, tivesse condições de melhorar e adequar o ambiente, capacidade de resolução de problemas relacionados a segurança e performance, capacidade para sugerir atualização de versões e capacidade de resolver problemas complexos em soluções Open Source.
 
 
Solução:
 
A 4Linux propôs um contrato de suporte que contempla atendimentos por telefone, acesso remoto, e-mail e visitas presenciais com definição de tempo de resposta para incidentes de criticidade em 3 níveis. Para melhorar e sempre evoluir o ambiente o contrato de suporte contou também com banco de horas para uso sob demanda.
 
Resultados:
 
  •     Melhoria da performance – 100% dos problemas de queda de conexão VPN foram resolvidos;
  •     Melhorias em regra de firewall – como scripts, melhorando a segurança, inclusive dos sistemas internos;
  •     Melhoria em roteamento;
  •     Melhoria na performance e na segurança - Foi proposto e implementado uma instalação de placa de REDE a mais na filial nos servidores, para que o serviço prestado fosse mais efetivo e seguro para quem administrava.