Grupo Zema - criação e implantação de hot backup para e-mail Zimbra

O Zimbra Open Source Edition não possuía a função de hot backup. A 4Linux propôs o desenvolvimento de uma ferramenta de hot backup para o Zimbra. A solução foi batizada de "zmbkpose" e foi desenvolvida pela equipe técnica da 4Linux primariamente para o Grupo Zema.
Cliente: 
 
O Grupo Zema iniciou sua trajetória em Araxá (MG) com a prestação de serviços automotivos e possui diferentes empresas: Eletrozema, Zema Cia. Petróleo, Consórcio Zema, Concessionárias Zema e Zema Fashion. Hoje é um dos maiores grupos comerciais do mercado, em constante expansão e mais de 80 anos de tradição.
O Grupo Zema é nacional e conta com mais de 4.000 colaboradores. Com sede corporativa e matriz localizada em Araxá – MG, atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Bahia, Mato Grosso e Goiás, nos segmentos de eletrodomésticos, consórcios, petróleo, concessionárias e auto peças.
 
Necessidade:
 
O Grupo Zema já possuía a solução de correio eletrônica Zimbra Open Source Edition  implementada e precisava de uma solução de hot backup.
 
Solução:
 
O Zimbra Open Source Edition não possuía a função de hot backup. A 4Linux propôs o desenvolvimento de uma ferramenta de hot backup para o Zimbra. A solução foi batizada de "zmbkpose" e foi desenvolvida pela equipe técnica da 4Linux primariamente para o Grupo Zema, mas atualmente encontra-se disponível como software livre e pode ser aplicada em qualquer cliente. 
 
Resultados:
 
O hot backup foi implementado com sucesso no Grupo Zema e não é mais uma limitação do Zimbra Open Source Edition, ou seja, o servidor de e-mails da empresa está sempre ativo, não havendo a necessidade de suspender as atividades para a realização de um cold backup. O hot backup significa realizar um backup sem a interrupção de serviços. Ao contrário do cold backup que necessitava da interrupção dos serviços para a permissão de cópias de dados. O hot backup foi um grande avanço, já que a interrupção de qualquer serviço nas corporações pode resultar em prejuízos na troca de informações e procedimentos internos quanto ao atendimento dos clientes. A ferramenta já está implementada no Grupo Zema e publicada nas Wikis: Zimbra e Kyapanel, para a comunidade Open Source.