Grupo Zema - Inventário do parque de TI com OCSInventory e monitoramento com Zabbix.

Falta de monitoramento de um parque de mais ou menos 300 lojas e sem inventário de equipamentos de informática deste mesmo parque. Também haviam outras necessidades como instant messenger, correio eletrônico e reestruturação do firewall.
Cliente:
 
O Grupo Zema iniciou sua trajetória em Araxá (MG) com a prestação de serviços automotivos e possui diferentes empresas: Eletrozema, Zema Cia. Petróleo, Consórcio Zema, Concessionárias Zema, Zema Fashion. Hoje, é um dos maiores grupos comerciais do mercado em expansão com mais de 87 anos de tradição.
O Grupo Zema é grupo nacional com mais de 4.000 colaboradores. Com sede corporativa e matriz localizada em Araxá – MG, atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Bahia, Mato Grosso e Goiás, nos segmentos de Eletrodomésticos, Consórcio, Petróleo, Concessionárias e Auto Peças.Grupo Zema
 
Necessidade:
 
O Grupo Zema já tinha equipe interna que trabalhava com Linux e por sua vez com as ferramentas livres e buscava uma empresa especializada em soluções open source para suporte nível 2, necessidades especificas e de consultoria.
 
As dificuldades enfrentadas pelo Grupo Zema iam desde a falta de monitoramento de um parque de mais ou menos 300 lojas a inventário de equipamentos de informática deste mesmo parque,  juntamente com estes sistemas haviam outras necessidades como instant messenger, correio eletrônico e reestruturação do firewall.
 
Soluções:
 
A 4Linux propôs um contrato de suporte que contempla atendimentos por telefone, acesso remoto, e-mail e visitas presenciais com definição de tempo de resposta para incidentes de criticidade em 3 níveis. Para melhorar e sempre evoluir o ambiente o contrato de suporte contou também com banco de horas para uso sob demanda.
 
Para preencher as necessidades apresentadas foram elencadas as soluções Zabbix para monitoramento do parque de TI  , Openfire para instant messenger, Zimbra para correio eletrônico e OCS Inventory com GLPI para controle de inventario. Através do contrato de suporte com banco de horas de consultoria a 4Linux assumiu o suporte 24x7 do parque já em produção e implementou as soluções propostas através do banco de horas. A 4Linux adotou o firewall da empresa que já era em Linux e implantou nesta nova estrutura de firewall redundância entre duas máquinas físicas e dois links de acesso Web.
 
Resultados:
 
Os benefícios estão se tornando claros é logico que não se adquire conhecimento total em curto prazo, isso se faz com o apoio de uma parceria feita de confiança e trabalho, os resultados estão aparecendo dia a dia com melhor administração dos recursos de informática. Hoje estamos em fase de melhoria da implantações e acertos de algumas ferramentas, mas a curto prazo nossa expectativa e estar mais produtivos e informados quanto aos nosso recursos, se sabemos o que temos em mãos e como estes recursos estão se comportando, com certeza as decisões se tornam mais rápidas e objetivas.
 
Através do banco de horas foram colocados em produção:
 
Instant Messenger (Openfire / Gajim) - Mensageiro instantâneo corporativo, com possibilidade de falar com mais de um contato ao mesmo tempo, grupos de usuários. Openfire esta sendo alimentado pela base de dados do Zimbra; plugin para envio de broadcasts informativos (pop-ups);
 
Inventário ( OCSInventory com GLPI ) - Esta permitindo o Relatório / Dashboard no sistema com as últimas mudanças de software e hardware; Relatórios sobre as Máquinas inventariadas, softwares instalados, hardware instalados; Data do último inventário de cada máquina, relatório das máquinas mais atrasadas; emissão de alertas em caso de alterações como subtração de memória, além de permitir deploy de aplicações para os sistemas suportados.
 
Monitoramento ( Zabbix ) - Esta permitindo tela com controle de todos os roteadores "SNMP" (mapa com ícones verdes/vermelhos); histórico de quedas dos links; histórico do trafego nos links, também o real time; histórico do roteador (uso de memoria, falhas, etc); monitoramento dos servidores (uso de memoria, processador,
disco e rede); tela de monitoração consolidada para fácil visualização de incidentes (bolinhas verdes e vermelhas);
 
Correio Eletrônico ( Zimbra ) - Esta permitindo o controle de todos os serviços de e-mail da empresa; controle da agenda de todos os funcionários.
 
Firewall -  Esta permitindo redundância de links e equipamentos físicos e balanceamento de cargas entre os links;

Compartilhe esta página