Infraestrutura como Código

O cliente:

A empresa de telecom fornece soluções completas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para nove Estados do Brasil, incluindo serviços de internet, celular, TV por assinatura, voz, dados, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta para clientes corporativos e do varejo. Com mais de 1,4 milhão de clientes em 9 diferentes estados, uma rede de telecomunicações de última geração, e alta qualidade dos serviços com índice de satisfação de 94% no segmento corporativo. Mesmo com todo este tamanho, qualidade e sucesso a empresa não para de se modernizar.

A Oportunidade:

Renomada empresa de telecom do Brasil está passando por um processo de transformação digital para ganhar agilidade no provisionamento de infraestrutura e nos processos, por ser uma empresa de grande porte torna-se lento e difícil capacitar todas as pessoas de dentro da organização e implementar um novo método de trabalho.

Os desafios principais eram:

- Fazer o versionamento da infraestrutura.
- Automatizar o provisionamento.
- Definir um novo método de trabalho de forma ágil e capacitar a equipe.

A Solução:

A 4Linux implementou um processo para tratar a infraestrutura como código, tornando-a mais ágil. Foi definido um processo, onde os administradores de sistemas criam módulos do Puppet para fazer o gerenciamento da infraestrutura, esses módulos – após criados -  são testados no Vagrant antes de serem enviados para o versionador Gitlab. Todos os códigos são testados nas distribuições, Debian, Centos7 e Ubuntu e com os códigos já testados e enviados para o gitlab, é acionada uma Webhook que dispara uma job no Jenkins que faz os testes novamente em uma nova infraestrutura e aplica em produção. Os ambientes de produção são todos gerenciados e classificados através do Foreman e nele podem ser selecionados quais módulos são utilizados em quais máquinas.

O Resultado:

- Criação de servidores em menos de 5 minutos.
- Integração com a nuvem privada OpenStack facilitando o processo.
- Infraestrutura Homogenea.
- Sysadmins treinados e trabalhando de forma ágil com testes e versionamento da infraestrutura como código.

Compartilhe esta página