Migração da infraestrutura interna de TI para AWS com redução de custos e rápida escalabilidade

Redução de mais de 50% dos gastos mensais, entre links, servidores e provedores externos, além de um ganho significativo na qualidade de serviços oferecidos. O ambiente, também, é muito mais escalável e novos servidores são adicionados ou removidos rapidamente conforme a necessidade.
Cliente:
 
Há mais de 12 anos a 4Linux oferece cursos, soluções e serviços de TI baseados em software livre e padrões abertos para ambientes de missão crítica. Já treinou mais de 50.000 alunos e possui a maior oferta mundial de cursos baseados em software livre (mais de 50 cursos) nas modalidades presenciais e e-learning (à distância pela internet).
 
Desde 2006 presta suporte a software livre em ambientes de missão crítica para a Caixa Econômica Federal, um dos principais cases mundiais de uso de padrões abertos: atualmente quando um cidadão faz uma aposta nas loterias, saca um dinheiro em um ATM (caixa eletrônico), recebe um SMS com o saldo de seu FGTS ou simula o valor de um financiamento imobiliário no "feirão" da casa própria, ele está usando uma infraestrutura baseada em software livre com serviços prestados pela 4Linux.
 
Necessidade:
 
  • Com mais de uma centena de servidores e uma infraestrutura complexa criada para atender clientes, a 4Linux queria reduzir seus custos de TI principalmente os custos com fornecedores de servidores dedicados em regime de "colocation" em Datacenters externos;
  • Melhorar disponibilidade e qualidade dos serviços prestados a alunos e clientes, que sofriam de ocasionais problemas relacionados a roteamento;
  • Diminuir custos mensais de links dedicados para servidores hospedados internamente na empresa;
  • Modernizar seu ambiente de desenvolvimento e homologação para que fosse flexível e escalável.
 
 
Solução:
 
A 4Linux optou por hospedar suas aplicações na AWS e migrou grande parte de sua infraestrutura para Amazon Web Services. O ambiente de ensino à distância, também, foi completamente reestruturado de forma a aproveitar melhor recursos oferecidos e reduzir o número de problemas com lentidão e indisponibilidade do sistema, enfrentados anteriormente.
 
 
Resultados:
 
Houve uma redução de mais de 50% com gastos mensais, entre links, servidores e provedores externos, e um ganho significativo na qualidade dos serviços oferecidos. O ambiente também é muito mais escalável e novos servidores são adicionados ou removidos rapidamente conforme a necessidade.
 
Ao utilizar a AWS também foi possível criar servidores para desenvolvimento de aplicações de forma rápida e sem problemas, como falta de capacidade computacional disponível em servidores já existentes.
Tipo: 
Projeto