Migração da infraestrutura interna de TI para AWS, GCP e Azure com redução de custos e rápida escalabilidade.

Cliente:

Há mais de 17 anos a 4Linux oferece cursos, soluções e serviços de TI baseados em software livre e padrões abertos para ambientes de missão crítica. Já treinou mais de 70.000 alunos e possui a maior oferta mundial de cursos baseados em software livre (mais de 50 cursos) nas modalidades presenciais e on-line (à distância pela internet).
 
Desde 2006 presta suporte a software livre em ambientes de missão crítica para a Caixa Econômica Federal, um dos principais cases mundiais de uso de padrões abertos: atualmente quando um cidadão faz uma aposta nas loterias, saca um dinheiro em um ATM (caixa eletrônico), recebe um SMS com o saldo de seu FGTS, ele está usando uma infraestrutura baseada em software livre com serviços prestados pela 4Linux.

Necessidade:

  • Com mais de uma centena de servidores e uma infraestrutura complexa criada para atender clientes, a 4Linux queria reduzir seus custos de TI principalmente os custos com fornecedores de servidores dedicados em regime de "colocation" em Datacenters externos;
  • Melhorar disponibilidade e qualidade dos serviços prestados a alunos e clientes, que sofriam de ocasionais problemas relacionados a roteamento;
  • Diminuir custos mensais de links dedicados para servidores hospedados internamente na empresa;
  • Modernizar seu ambiente de desenvolvimento e homologação para que fosse flexível e escalável;

 Solução:

Como uma das necessidades da 4Linux era estruturar a oferta de serviços multicloud, foi feito um estudo das 3 clouds líderes de mercado e para ganhar know-how e conhecimento aprofundado nas 3 optou-se por hospedar as diferentes aplicações na AWS, na Google Cloud Platform (GCP) e Azure, onde, dependendo da necessidade de cada aplicação, foi feita a escolha da nuvem, mas adequada.  

  • Solução: IaaS no GCP para a redução de custo com servidores cloud

Após fazer uma análise de custos baseado nas calculadoras oferecidas pelos fornecedores de nuvem e dos recursos oferecidos, foi constatado que as máquinas virtuais do GCP ( Google Cloud Platform ) apresentaram um custo cerca de 30% menor que os seus concorrentes. Como a 4Linux é uma empresa especialista em opensouce ela fez a migração dos serviços de produção para essa plataforma, resultando em gastos menores para ter máquinas com a mesma configuração anterior, garantindo assim a alta disponibilidade dos serviços e ainda assim tendo uma redução nos gastos.

  • Solução:  PaaS na AWS para criar ambientes escaláveis e altamente disponíveis

Devido ao grande número de recursos que a AWS oferece, foi decidido usar essa plataforma e foi configurado os recursos de load balancer e cloud watch com alertas para fazer a monitoração de todos esses recursos. Como esses ambientes são escaláveis de forma automática, o cloud watch faz a monitoração de CPU das instâncias e quando estas atingem um limite de 80% de consumo, novas máquinas são provisionadas automaticamente usando os recursos da própria AWS, tudo isso feito via integração nativa entre as ferramentas.

  • Solução: PaaS na Azure – para fazer o deploy do aplicativo de celular para eventos de forma ágil e com conceitos DevOps

Foi utilizado o recurso DevOps Projects do Azure, que cria automaticamente uma pipeline DevOps desde o código até o deploy da aplicação em containers, isso possibilita que somente com um git commit e um git push seja feito o deploy da aplicação e todo o ambiente é configurado via Dockerfile que fica no mesmo repositório da aplicação, tudo isso sem a necessidade de configurar servidores ou monitoramento e todo o projeto pode ser acompanhado utilizando o Visual Studio Team Services.

Resultados:

Houve uma redução de mais de 50% com gastos mensais, entre links, servidores e provedores externos, e um ganho significativo na qualidade dos serviços oferecidos. O ambiente também é muito mais escalável e novos servidores são adicionados ou removidos rapidamente conforme a necessidade.
 
Ao utilizar os recursos oferecidos pelas 3 nuvens, também foi possível criar servidores para desenvolvimento de aplicações de forma rápida e sem problemas, como falta de capacidade computacional disponível em servidores já existentes.

O ambiente de ensino à distância NetClass, foi completamente reestruturado de forma a aproveitar melhor recursos oferecidos e reduzir o número de indisponibilidade do sistema enfrentados anteriormente.

Nem todos os serviços foram migrados e parte da infraestrutura foi mantida internamente após análise de viabilidade econômica. A grande experiência da 4Linux em open source e DevOps permitiu fazer o melhor uso dos recursos das nuvens.

Com os vários testes realizados, a equipe técnica da 4Linux ganhou know-how suficiente para escrever cursos sobre o tema e também para ofertá-los aos seus clientes.
 

Compartilhe esta página