Migração de Ambientes em Nuvem.

O cliente:

Com quase 100.000 fornecedores e compradores envolvidos nos recebíveis registrados e mais de 200.000 recebíveis registrados a empresa que faz o cadastro de recebíveis que são consultados pelos grandes bancos brasileiros para minimizar os riscos com garantias.

A Oportunidade:

A empresa precisou migrar toda a sua infraestrutura que estava em datacenters fora do país para dentro do Brasil, a empresa utilizava a plataforma Heroku para fazer os deploys da aplicação e a MLabs onde eram armazenados os dados no MongoDB.

Os desafios eram:

- Migrar a infraestrutura para o Brasil sem mudar o fluxo atual de trabalho.
- Continuar fazendo os deploy com a mesma facilidade encontrada com o  Heroku.
- Garantir a alta disponibilidade dos Ambientes.
- Migrar os dados do MongoDB para uma infraestrutura no Brasil
- Fazer a alta disponibilidade do MongoDB.

A Solução:

A 4Linux criou toda a infraestrutura em Cloud utilizando a nuvem da Azure e também a nuvem do SERPRO. Foi feito a instalação da plataforma Openshift Origin como ambiente de Produção, SandBox, Staging e Desenvolvimento. A aplicação é implantada em produção utilizando a ferramenta S2I para gerar os containers em Docker versionados com a aplicação e a infraestrutura em todos os ambientes. Foi construído também um cluster de MongoDB em modo Sharding para garantir a resiliência do ambiente e aumentar a volumetria para o armazenamento dos dados.

O Resultado:

- A aplicação foi migrada entre os ambientes de forma transparente e sem Downtime.
- Fluxo de desenvolvimento não teve alteração.
- Resiliência dos ambientes Cross DataCenter
- MongoDB Clusterizado com replicação Cross Datacenter

Compartilhe esta página