Migração e Implantação do MongoDB para o sistema de pagamentos brasileiro (SPB) da Caixa Econômica Federal (CEF)

O cliente:

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. Fundada em 1861 a CEF é o órgão responsável pelos programas sociais do Governo Federal, presente na vida de todos os brasileiros, administrando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego, o Bolsa Família e, também, pelas unidades lotéricas.

Qual era o problema ou a necessidade do cliente?

O cliente tinha a necessidade de rodar análises estatísticas dos dados que eram armazenados em uma grande base base de dados SQL, porém devido ao grande volume de dados o servidor atual não tinha capacidade de processamento para armazenar os documentos recebidos e fazer  análises simultaneamente. Neste cenário,  decidiu-se fazer uma réplica dos dados em tempo real para o banco de dados noSQL MongoDB, dessa forma todo documento que é armazenado no banco de dados SQL  simultaneamente também entra no MongoDB e as análises são geradas no banco de dados MongDB não afetando a performance dos sistemas de produção que buscam os dados no SQL.

Objetivos de implantar o MongoDB:

Gerar relatórios sobre os boletos pagos de forma a não causar impacto nos ambientes de produção devido ao grande volume de dados analisados, evitando a concorrência de acesso às bases de dados.

Por que a 4Linux foi escolhida?

 A 4Linux é a empresa referência em tecnologias open source no Brasil e atualmente uma das poucas empresas que usa e faz consultoria do banco de dados noSQL MongoDB em sua versão community, conta ainda o  fato de já termos outros cases de sucesso dentro da própria Caixa Econômica Federal que possui um contrato com a 4Linux para consultoria e suporte em softwares open source.

Quais os desafios que foram vencidos durante a implantação:

Durante a implantação tivemos vários desafios típicos de um grande banco como a Caixa. O primeiro deles foi questão de governança de TI, que é muito forte dentro de instituições financeiras; outro desafio foi relacionado a segurança onde implementado criptografia no tráfego de todos os dados das máquinas e por último também tivemos alguns desafios técnicos relativos ao redimensionamento de cotas que já estavam configuradas no storage.

Resultados obtidos pós implantação.

Com esta implantação,  atingiu-se uma performance de inserção de mais de dez mil documentos por segundo e buscas abertas dentro de uma base de 1 bilhão de documentos tendo os dados pesquisados retornados em apenas  alguns segundos.


 

Compartilhe esta página