Prodepa Capacita Equipe Técnica para Implantação de Linux e Software Livre

Empresa de processamentos de dados do governo do Pará preparou-se para atender crescente a demanda de órgãos do governo do Pará.
Necessidades:
 
A Prodepa – empresa de processamento de dados do estado do Pará – preparou-se para atender a crescente demanda dos órgãos do governo do estado para uso de soluções baseadas em linux e software livre. Assim como outras empresas de TI dos governos estaduais - como a Celepar, por exemplo - a Prodepa capacita-se para atender a demanda crescente por soluções baseadas em linux e softwares livres.
 
Solução:
 
Para atender esta demanda a Prodepa realizou no final do ano de 2008 3 pregões para aquisição de capacitação 'on-site' em tecnologias livres. A 4linux foi a empresa vencedora dos 3 pregões e fez a entrega dos serviços durante o ano de 2009.
 
A capacitação da Prodepa foi bastante abrangente passando desde a formação básica dos servidores em servidores linux, passando por integração com redes heterogêneas com cursos de samba e openldap, infraestrutura internet com servidores de correio postfix, servidores web com apache e tomcat. A capacitação também cobriu a parte de telefonia IP com cursos básicos e avançado de asterisk. Uma capacitação que permite a Prodepa vôos bem altos na implementação de soluções livres.
 
“Qualquer software novo que vai ser implementado – seja ele livre ou não – precisa de equipe treinada para que o projeto de implantação dê certo. Sempre que possível digo aos nossos clientes e possíveis novos clientes que com o software livre a empresa economiza bastante com licença e que ela deve investir uma parte do que foi economizado na capacitação de seus funcionários para que eles consigam extrair o máximo da ferramenta. A 4linux já foi chamada para 'socorrer' empresas em meio a projetos de migração que estavam fracassando pelo simples motivo da equipe técnica não estar capacitada para tal trabalho. Não é o caso da Prodepa, que está fazendo o caminho correto, investindo em capacitação para ao começar grandes projetos de migração tenha uma equipe preparada”, afirma Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4linux.
 
A capacitação da Prodepa foi 'in-company', uma modalidade de serviço onde a 4linux ministra os cursos na infra-estrutura do cliente. A 4linux fica responsável pelo instrutor, material didático e set-up de sala de aula e o cliente fica responsável pela sala de aula e computadores. Os cursos ministrados foram:

Compartilhe esta página