Projeto CDTC - Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento

O CDTC contratou os serviços da 4Linux para treinar 785 profissionais.
O Cliente:
 
O CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento) é um acordo de cooperação técnica entre o Governo Brasileiro (através do ITI) e a IBM Brasil para fomentar o uso do Linux e padrões abertos entre os órgãos públicos federais.
 
A Necessidade:
 
O projeto CDTC é composto por duas grandes iniciativas :
1- um centro de capacitação nas instalações da UnB. O centro terá um laboratório de informática, biblioteca, salas de aulas, uma central de atendimento e um portal de internet para dar suporte aos técnicos do governo Federal que queiram utilizar o Linux e precisam fazer testes em laboratórios.
2- capacitação de 785 técnicos do Ministério da Educação e outras Secretarias para aprenderem o Linux e outros softwares livres. Considerado o maior programa de capacitação Linux de todo o mundo.
 
A Solução:
 
Dentro da iniciativa de capacitação dos técnicos do Ministério da Educação a IBM contratou os serviços da 4Linux para treinar 785 profissionais dos NTEs e outras Secretárias que foram distribuídos em 35 turmas de 22 alunos (em média) pelas 27 capitais de todos os estados brasileiros com os seguintes objetivos:
  • ensinar como instalar e utilizar o linux (foco no desktop e alguns tópicos sobre servidores);
  • ensinar como instalar e utilizar o open office (foco nas diferenças entre o OOo e o MSOffice);
  • motivá-los a utilizar o conteúdo transmitido em seu ambiente de trabalho.
Para ministrar um treinamento que atendesse às necessidades do MEC e do ITI , dentro dos padrões de qualidade da IBM, a 4Linux prestou, além do próprio treinamento, os seguintes serviços:
  • Gerenciamento e Logística dos instrutores bem como a capacitação de cada um deles para se ambientarem com o projeto;
  • Treinamento da equipe de suporte técnico do e-Proinfo/MEC que presta suporte aos técnicos do NTEs (Núcleo Tecnológico Educacional);
  • Análise dos ambientes típicos dos NTEs e desenvolvimento de um conteúdo de curso com carga horária de 80 horas customizado aos ambientes do MEC;
  • Geração de didáticas de aulas específicas para o público do MEC envolvendo aspectos técnicos e aspectos culturais sobre softwares abertos e Linux;
  • Criação de uma prova de triagem para que fosse aplicada nos candidatos a alunos com o objetivo de deixar a turma o mais homogênea possível;
  • Geração de uma fita de vídeo motivacional denominada "O futuro é aberto" que foi utilizada na abertura de cada turma com o objetivo de explicarmos o que é Linux e motivarmos o aluno a fazer o curso. O vídeo contou com a participação , entre outros , de Jon Maddog Hall , presidente da Linux International; Marcelo Tosatti, mantenedor do kernel do Linux; Rogério Oliveira, presidente da IBM Brasil e Sérgio Amadeu, Presidente do ITI.

Kit recebido pelos alunos do CDTC

Ao final de 3 meses foram treinados 785 técnicos divididos em 35 turmas distribuídas por todos os estados brasileiros, mostrando a capacidade da 4Linux em projetos desta abrangência e com esta capilaridade.
Ao final de cada turma os alunos registraram as suas opniões sobre os cursos em fichas de avaliação. Foram avaliados 5 tópicos : instrutor, infra-estrutura, material didático, sequência do curso e o próprio aluno também se auto-avaliou.
Na compilação destas avaliações, mais de 80% - na média para todos os itens perguntados - avaliaram o treinamento como "Superou minhas expectativas" e " Atendeu plenamente minhas expectativas".
Mais de 97% dos alunos marcaram "sim" para a pergunta "Você indicaria este treinamento para algum amigo" mostrando que é possível prestar um serviço de treinamento com qualidade em um prazo curto mesmo sendo ele para uma quantidade elevada de pessoas.
A 4Linux sentiu-se muito orgulhosa por ter sido a empresa escolhida pela IBM Brasil para prestar este serviço e sabe ter feito um bom trabalho e estar pronta para os próximos desafios.
 
Tipo: 
Treinamento