Puppet para automatizar e padronizar laboratórios em escola de TI

O tempo de configuração de uma sala de aula foi reduzido e hoje é possível que todas as estações estejam prontas para receber novos alunos em menos de 15 minutos, tudo feito sem intervenção manual da equipe responsável pela preparação das máquinas.
Cliente:
 
Há mais de 12 anos a 4Linux oferece cursos, soluções e serviços de TI baseados em software livre e padrões abertos para ambientes de missão crítica. Já treinou mais de 50.000 alunos e possui a maior oferta mundial de cursos baseados em tecnologias open source, mais de 50 cursos nas modalidades presenciais e à distância pela internet.
 
Necessidade:
 
Sendo o maior centro de treinamento em tecnologias open source do Brasil e oferencendo mais de 50 tipos diferentes de cursos envolvendo ambientes extremamente complexos, a preparação da infraestrutura de treinamentos sempre foi um desafio para a 4Linux. Uma sala de aula chega a ter a necessidade de estar preparada para 3 cursos diferentes em um mesmo dia para turmas distintas nos horários matutino, vespertino e noturno. 
 
Esta preparação precisa ser feita em apenas 30 minutos e por isso a 4Linux buscava uma solução para:
 
Reduzir o tempo de preparação das estações e servidores de sala de aula, que chegavam a levar até 2 dias para alguns cursos;
Eliminar necessidade de privilégios de acesso administrativo às estações por instrutores e alunos;
Acabar com incidentes decorrentes de erro humano na configuração das estações e servidores;
Detectar e corrigir imediatamente configurações incorretas nas estações;
Centralizar o gerenciamento das máquinas, tornando possível a preparação das mesmas a partir de uma interface facilmente acessível.
 
 
Solução:
 
Para enfrentar os desafios citados acima, a 4Linux já havia recorrido a diversas alternativas, que variavam desde manter discos (HDs) dedicados a cada curso até utilização de scripts para preparação do ambiente. Nenhum método, no entanto, se mostrou tão robusto e confiável como o que utilizou o Puppet.
 
Através da criação de templates para cada estação foi possível garantir que todas estações se encontrassem em um estado ideal para que os cursos fossem ministrados, mesmo que o sistema operacional tenha acabado de ser instalado e não possuísse nenhuma configuração ou software instalados anteriormente. 
 
O Puppet também garante que nenhuma parte importante do sistema tenha sido alterada, mantendo as configurações necessárias dentro do padrão, mesmo que por algum motivo tenham sido alteradas manualmente, assegurando a consistência do ambiente. Ele também realiza a instalação de pacotes necessários e garante que todos usuários de sistema usados pelos alunos existam e estejam devidamente configurados. 
 
Resultados:
 
Com a utilização do Puppet foi possível automatizar de forma confiável a criação e gerenciamento das salas de aula.
 
A preparação dos cursos, que antes envolvia um grande volume de trabalho manual, agora é feita simplesmente informando qual curso está sendo ministrado em cada período através da interface Web de gerenciamento do Puppet Enterprise.
 
O tempo de configuração de uma sala de aula foi reduzido e hoje é possível que todas as estações estejam prontas para receber novos alunos em menos de 15 minutos, tempo que inclui desde o processo de ligar as estações (boot) até  a preparação das imagens dos cursos importadas – tudo feito sem intervenção manual da equipe responsável pela preparação das máquinas.
 
Caso ocorra qualquer problema na preparação automática de alguma estação a equipe de suporte é imediatamente notificada com o motivo do erro.

Compartilhe esta página