Tour House - Implantação de Data Warehouse, integração de dados e geração de relatórios com Pentaho

Criar um novo Data Warehouse de forma sustentável e autônoma para que a equipe de negócios tivesse autonomia, eliminando a solução anterior que tinha muita dependência dos desenvolvedores. O Pentaho revolveu este problema.
Cliente:
 
Fundada em 1990, a Tour House é uma das principais TMCs (Travel Management Companies) do Brasil, oferecendo serviços de qualidade reconhecida na gestão de viagens corporativas, eventos e incentivos.
 
Necessidade:
 
Criar um novo Data Warehouse de forma sustentável e autônoma para sua equipe própria de negócios, eliminando a solução anterior que tinha muita dependência dos desenvolvedores. Os dados viriam de vários sistemas, como gerenciamento de chamados, CRM e arquivos avulsos, e os relatórios e cubos precisavam ser entregues para usuários internos e alguns também para clientes, de forma automática e não manual como feito no sistema legado. Cinco tecnologias diferentes de bancos de dados possuíam as informações que precisavam ser integradas no DW.  A Tour House possui uma equipe técnica muito exigente, que tem por princípio entender as soluções que utiliza e ser sempre capaz de reproduzir o que foi implementado e também evoluir sozinha.
 
 
Solução:
 
Utilização do Pentaho como suíte de integração de dados e entrega de resultados em BI - Business Inteligence. Para a implantação inicial, foi criada uma consolidação em um cubo com três dimensões e alguns fatos a partir de três fontes de dados dentre as disponíveis. A 4Linux e sua filosofia de padrões abertos ofereceu à Tour House um modelo de mentoring e implementação acompanhada durante todas as fases do projeto.
 
Resultados obtidos:
 
A Tour House conseguiu fazer a entrega automática e seletiva de relatórios e cubos aos usuários internos e sua vasta carteira de clientes de viagem, o que diminui custos, aumenta a transparência e a satisfação geral sem criar riscos desnecessários devido ao controle preciso de acesso às informações.
Toda a equipe da Tour House que iria cuidar da solução pós implementação foi treinada em integração de dados, desenho de relatórios, edição de metadados e criação de cubos com a suíte.
Após a entrega por parte da 4Linux, o cliente conseguiu evoluir sozinho até a migração completa para o Pentaho, eliminando sua estrutura de BI e DW anterior.

Compartilhe esta página