Universidade / Faculdade – Migração e integração entre ambientes da maior instituição de ensino superior da América Latina.

São mais de 400 mil alunos que acessam cerca de 100 diferentes cursos no Moodle com segurança e rapidez em um ambiente robusto e com diversos recursos.
O Cliente:
 
A universidade conta com mais de 70 campus e mais de 500 polos de educação a distância distribuídos por todo o país. É atualmente um dos maiores grupos educacionais do mundo, com mais de 400 mil alunos e um time de mais de 13 mil profissionais entre professores, tutores e equipe de tecnologia educacional. 
 
Necessidades: 
 
A instituição possuía um ambiente hospedado e mantido por uma empresa terceirizada, a necessidade de internalizar toda estrutura tendo um maior controle dos recursos da plataforma e escalonamento de todo o ambiente a fim de garantir maior desempenho e qualidade no serviço prestado. Uma outra necessidade apresentada pela instituição foi a criação automática de cursos através da integração com o sistema acadêmico.
 
Desafios:
 
Migrar os cursos do ambiente externo para o ambiente interno.
Alto índice de acesso simultâneo.
Integração com sistema acadêmico.
 
Solução:
 
Todo o ambiente foi construído com software open source permitindo uma grande economia com licenças de software. O Moodle foi customizado para ser o mais aderente possível a expectativa do cliente (criação automática de cursos e novos módulos e plugins). O moodle foi integrado com o sistema acadêmico e com o website da universidade através de códigos desenvolvidos pela equipe PHP da 4Linux permitindo agilidade e segurança no processo de colocar e tirar o aluno de uma sala de aula do Moodle.
 
Resultados:
 
O sistema acadêmico e o website estão integrados ao Moodle. Mais de 400 mil alunos acessam os mais de 100 cursos com segurança e rapidez. A facilidade de criação automática de cursos garante maior autonomia e praticidade para a equipe de tecnologia educacional.