Como instalar o Linux

Para quem deseja iniciar no Linux, existe a opção de testá-lo sem necessidade de instalação com a execução diretamente via CD ou pendrive. Apesar de simples e funcional, a performance é limitada e você certamente irá querer instalá-lo em seu computador cedo ou tarde.

Para ajudá-lo nesse processo, a 4Linux preparou este guia para instalação do Ubuntu Desktop 16.04 em uma máquina virtual para que você possa aprender Linux sem afetar a instalação do Windows atual. Além disso, como sistema virtualizado, você poderá criar pontos de restauração no linux e voltar uma alteração caso preciso e assim manter seu Linux sempre funcional enquanto realiza seus testes.

Criação da Máquina Virtual

Será usado o programa Virtual Box da Oracle para criar uma máquina virtual onde será instalado posteriormente o Ubuntu Linux. Esta é a solução mais usada e é gratuita. Baixe, instale e abra o Virtual Box no seu Windows. Depois siga os procedimentos abaixo para criar uma máquina virtual:

  • VirtualBox 5.1.6 for Windows.
  • Início: Na tela principal do VirtualBox, clique no botão Novo. Na tela seguinte, digite no campo Nome, uma descrição para sua máquina virtual, no campo Tipo escolha a opção Linux e em Versão selecione Ubuntu (64-bit).

  • Definição de memória: Informe a quantidade de memória que sua máquina virtual poderá usar. Não ultrapasse o limite definido na cor verde na barra de rolagem para não comprometer a velocidade do seu Windows. É preciso ao menos 2GB para instalação do Ubuntu. Aperte o botão Próximo.

  • Disco virtual: Agora adicione um disco para usar máquina virtual. Selecione a opção Criar um novo disco rígido virtual agora e aperte o botão Criar. Selecione a opção VDI (VirtualBox Disk Image) e dê Próximo. Marque Dinamicamente alocado e aperte Próximo. Na tela seguinte, informe quanto espaço do seu disco usado pelo Windows poderá ser usado pela máquina virtual. Aperte Criar.

Instalação do Ubuntu Desktop 16.04

  • Antes de tudo, baixe o arquivo de imagem do Ubuntu Desktop no site oficial. Não será preciso gravar a imagem em um DVD. O Virtual Box permite emular um leitor de DVD a partir da imagem baixada. URL: baixar Ubuntu Desktop 16.04 Assim que concluído o download da imagem, volte ao VirtualBox e siga as instruções abaixo para instalar o Ubuntu Desktop

  • Assistente de instalação: Escolha a máquina virtual que criou e clique no botão Iniciar na barra de ferramentas. Na janela que surgir, clique no pequeno botão destacado na imagem abaixo com o ícone de uma pasta. Navegue até o diretório onde salvou a imagem  dê um duplo clique sobre o arquivo que baixou. Aperte Iniciar.

  • Escolha o idioma: Aguarde o início da execução do programa de instalação do Ubuntu Desktop 16.04. Na janela que aparecer, escolha o idioma Português do Brasil no lado esquerdo e o botão Instalar o Ubuntu no lado direito. DICA: Se gravar a imagem em um DVD e iniciar com seu computador, poderá escolher a opção Experimentar o Ubuntu para executar o Linux no seu micro sem precisar de instalação e alterações nos dados existentes.

  • Disco para o Linux: Em seguida, se seu computador estiver conectado a internet, marque as opções Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu e Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardwares Wi-Fi, Flash, MP3e outras mídias. Aperte Continuar. Na tela seguinte, marque Apagar disco e reinstalar o Ubuntu. Será apagado o disco virtual e não o usado pelo seu Windows. Pressione Instalar agora e depois Continuar.

  • Configurações finais: Clique sobre a região que reside na imagem com o Mapa mundial que for exibida para definir o fuso horário a ser usado. Aperte Continuar. Defina então o layout do seu teclado e digite no campo disponível para verificar se está tudo certo. Pressione Continuar. Informe seu nome, um login e senha na tela seguinte e aperte Continuar.

  • Fim da instalação: Aguarde a transferência dos arquivos e no fim aperte o botão Reiniciar agora. Surgirá a mensagem Please remove the instalation medium, them press ENTER. Aperte ENTER para concluir a instalação. Concluído o reinício da sua máquina virtual, surgirá a tela de login do seu Ubuntu. Entre com seu usuário e senha definido na instalação e aperte ENTER para começar a usar o Linux

Cursos Metodologia Capacite sua equipe