Contrato de Suporte com quem é referência no Brasil desde 2001

Com uma larga experiência em tecnologias Open Source rodando em ambientes de missão crítica, utilizamos toda esta experiência para suportar seu ambiente com excelência e eficiência.

Oferecemos 2 tipos de suporte:

  • Contratual com SLA: com regimes de atendimento preventivo ou corretivo, presencial ou remoto, em horário comercial (8x5) ou de sobreaviso (24x7) e com opção de Banco de Horas incorporado para que, além da garantia de disponibilidade, possamos implementar novas soluções, fazer customizações ou até mesmo capacitações.
  • Emergencial: Está sem suporte? Não foi a 4Linux que implementou o seu ambiente? Não tem problema! Podemos fazer atendimentos emergenciais.  

Por quê contratar o suporte da 4Linux

• Você ganha em dobro: Nosso contrato de suporte, não só atende os chamados emergenciais, como também prestamos consultoria através de banco de horas para tornar o seu ambiente cada vez mais estável e seguro e você ainda pode reverter as horas não utilizadas do contrato em treinamentos.

• Experiência: A 4Linux suporta open source em ambientes de missão crítica na Caixa Econômica Federal desde 2006. Atualmente quando um cidadão faz uma aposta nas loterias ou saca um dinheiro em caixa eletrônico, ele está usando uma infraestrutura criada e suportada pela 4Linux.

•DNA DevOps: Sysadmins e desenvolvedores atuando na mesma equipe para pôr fim ao jogo de empurra-empurra entre equipes quando algum problema aparece. A 4Linux é referência no mercado brasileiro em práticas DevOps, intermediando as ações da área de operações de infraestrutura com a área de desenvolvimento, atuando em circunstâncias que envolvam as duas áreas, procurando a resolução imediata e com qualidade.

•Foco: Trabalhamos com Linux e Open Source desde 2001 e implementamos alguns dos maiores cases do Brasil. Temos consultores experientes em todas as tecnologias open source que ensinamos em nossos cursos  e até em outras que não oferecemos cursos.

•Equipe Capacitada: Nossos consultores são experientes e possuem as principais certificações profissionais (LPI, RHCE, EnterpriseDB, DevOps...).

• Controle: Todos os chamados são centralizados em nossa plataforma de atendimento, garantindo um acompanhamento em tempo real.

Você realmente precisa de suporte?

Quando compra um software as empresas já estão habituadas com o pagamento de licenças (ou subscrições) para usá-los e que normalmente contam também com o suporte incorporado fornecido pelo fabricante. Compra-se - portanto - a licença e o suporte em conjunto. Com softwares Open Source, na maioria das vezes, não há processo de compra de licenciamento. As equipes de T.I estão a apenas a “um click” de fazer download de excelente software open source e colocá-los em produção. Sem a etapa de compras de licenças, também não há a etapa de contratação de suporte e a solução passa a ser suportada pela equipe da empresa.

É muito comum soluções open source terem sido instaladas por bons técnicos que não trabalham mais na empresa. A solução está em produção, mas torna-se órfã, sem que alguém a domine e possa suportá-la.

Ao usar um software open source sem suporte a empresa assume seus riscos e torna-se “dona tecnológica” dele e passa a ter que conhecer os meandros de um software, acompanhar listas de discussão para saber quando uma nova versão é lançada e avaliar patchs de segurança. São atividades que – apesar de serem motivadoras para a equipe técnica – desfocam o principal objetivo de uma equipe de operações que é de manter o ambiente operacional e performático em 99,9% do tempo.

Diante desses fatos, a questão é: quando vale a pena para a área de T.I ficar ‘dona’ daquele software Open Source e quando é melhor delegar a responsabilidade para outra empresa?

A escolha dependerá das respostas a duas perguntas:

1. Quanto custa para a empresa se este software ficar – por exemplo -  duas, quatro ou oito horas inoperantes?
2. Quanto foi economizado com o 'não' licenciamento do software que foi substituído pela solução Open Source?

Se a economia com compra de licenças foi pequena ou se o tempo em que a solução open source ficar fora do ar trouxer pouco prejuízo para a operação da empresa, não faz sentido gastar dinheiro com suporte. A própria equipe de T.I. - que fica “dona tecnológica” da solução - quebrará a cabeça, navegará em fóruns de internet e, mesmo que com um tempo maior do que um especialista, certamente encontrará a solução. Tempo não é um problema neste cenário.

Mas se a economia com licenciamento foi grande e/ou poucas horas de interrupção deste software pode prejudicar o negócio da empresa, não faz sentido economizar com suporte. Lembre-se: você já economizou bastante no licenciamento e não faz sentido economizar no suporte e matar a ‘galinha dos ovos de ouro’

Ficou interessado em no serviço de suporte? Entre em contato através do e-mail:  propostas@4linux.com.br