10 vantagens de uso do correio eletrônico Expresso

Os recentes casos de espionagem praticada pelo governo norte americano contra líderes de diferentes estados, incluindo o Brasil, colocaram em pauta a necessidade e viabilidade de alternativas tecnológicas que coíbam tais ações. Dentre as tecnologi...

Monday, 28 de October de 2013

Os recentes casos de espionagem praticada pelo governo norte americano contra líderes de diferentes estados, incluindo o Brasil, colocaram em pauta a necessidade e viabilidade de alternativas tecnológicas que coíbam tais ações.

Dentre as tecnologias alvo de debate, o e-mail ocupa um papel de destaque, uma vez que há fortes indícios de que a presidente da República, Dilma Rousseff, teve a sua privacidade violada. Neste artigo elencamos 10 motivos que tornam o correio eletrônico Expresso uma excelente alternativa e que permitem entender um pouco melhor, do ponto de vista técnico, a opção feita recentemente pelo Governo Federal.

1º Segurança #1: não quer dizer que "de cara é mais seguro", mas podemos ver o código fonte, o que ele faz e como faz. Isso permite auditoria e correção sem ter que pedir permissão para nenhuma entidade internacional. Neste linha de ação, auditoria e correção, podemos afirmar que ele sempre será mais seguro que qualquer solução proprietária. Ainda assim, só acertando as vulnerabilidades no código, não quer dizer que se finaliza o processo de segurança. Ele é somente um pequeno pedaço, mas de extrema importância, pois não adiantaria ter todo um processo de segurança com criptografia, tráfego, uso de ferramentas para sumir com cabeçalhos de mensagens, se não pudéssemos auditar o código.

2º Segurança #2: seu código está mais seguro. Recentemente a comunidade em parceria com órgãos governamentais realizaram testes de vulnerabilidade para identificar e corrigir falhas de segurança.

3º Segurança #3: o Expresso já implementa certificação e assinatura digital. Precisamos apenas ter certeza de que não estamos usando produtos que geram chaves viciadas. Nisso o Governo não pode ser ingênuo. 4º Integração: todos os elementos que compõem a infraestrutura do Expresso segue padrões de segurança em desenvolvimento e padrões de protocolo de comunicação, facilitando a integração com outros ambientes heterogêneos como Microsoft Exchange/Outlook, IBM Lotus Notes, entre outros. Dependendo a confidencialidade da mensagem, o melhor é não integrá-lo.

5º Ecossistema: Atualmente varias instituições públicas e privadas já utilizam o Expresso como solução de correio eletrônico, sendo que seus usuários e desenvolvedores já estão familiarizados com a ferramenta, inclusive a 4Linux.

6º Independência: não dependemos de aprovação de empresas estrangeiras para fazer as alterações que o Governo precisa. Não ficamos reféns do suporte de outro país.

7º Arquitetura: é modular e escalável. Isso garante a redundância e diminuição no tempo de disaster/recover.

8º Performático: os elementos que compõem o Expresso são largamente utilizados em renomados provedores de correio e datacenters.

9º Corporativo: o Expresso já está adequado ao uso corporativo, integrando vários serviços (e-mail, agenda, tarefas, instant messager) em uma única tela.

10º Multiacesso: de qualquer dispositivo que tenha navegador (PC, tablet ou smartphone), é possível acessá-lo.

E você, acrescentaria algum outro motivo à lista? Comente abaixo e deixe a sua contribuição.  
 

Compartilhe esta página