4Linux anuncia escolhidos do projeto Caça Ideias

4Linux anuncia escolhidos do projeto Caça Ideias lançado no FISL em Julho de 2010. Depois de vários inscritos, 5 finalistas e muita sabatina, a decisão foi tomada. Veja aqui mais informações.

Wednesday, 15 de December de 2010

Lançado durante o FISL em Julho de 2010, o Caça Ideias escolheu 5 projetos finalistas para uma apresentação individual. Para esta nova etapa, a 4Linux contratou os serviços da Consultoria Nexxus Soluções nexxussolucoes.com que teve o consultor Nelson Puccini como seu representante com a responsabilidade de analisar viabilidade de modelo de negócio de todas as ideias. Os 5 projetos eleitos fizeram as apresentações de suas ideias/produtos entre 30/08 e 04/09.

Os 5 projetos que foram sabatinados (em ordem alfabética):

Ideia

Autor(es)

Link para o projeto

Cab Facilities

Bruno Gurgel, Kinn Julião, Andressa Lima e Wagner Pinto

http://noroyalties.org/cabfacilities/

GasFinder

Eduardo Otubo e Luciano Camilo

http://github.com/otubo/GasFinder

HostCERT

Lauro de Oliveira

http://www.hostcert.com.br

Kidux

Leandro Cruz

http://kidux.com.br

OpenBox

Herval Freire e Michelle Veronese

http://www.bloobox.com.br

“Foi um aprendizado para ambos os lados. Os jovens aprenderam um pouco com nossa experiência e nós aprendemos um pouquinho como funciona a mente dos jovens da geração internet. O sucesso do Caça-Ideias foi tanto que já estamos pensando em evoluir o projeto para 2011”, informa Rodolfo Gobbi, diretor geral e sócio da 4Linux.

"Acho que soubemos escolher os finalistas. Tivemos muita discussão para escolhermos um. No final, ficamos com dois." afirma Marcelo Marques, diretor de marketing e sócio da 4Linux.

Depoimentos recebidos dos participantes logo após as sabatinas:

“Participar do Caça ideias da 4Linux foi, acima de tudo, um grande aprendizado. Para uma empresa jovem como a BlooBox, que há menos de um ano despontou no mercado de Sinalização Digital e TVs Corporativas, é a chance de entender como pensam os investidores e o que é necessário para nos tornarmos atraentes ao capital de risco, tão necessário para a alavancagem de um novo negócio com potencial de expansão alavancada. Ter ficado entre os finalistas mostra que a BlooBox esta no caminho certo e espero que nossa experiência sirva de incentivo a outras empresas que também desenvolvem soluções baseadas em Linux!”, comenta Herval Freire da OpenBox.

“Iniciativas como esta , na minha opinião, são as mais eficientes no estimulo à industria nacional de alta tecnologia, pois garante que a criatividade do desenvolvedor brasileiro não vase para o dominio dos investidores internacionais que estão sempre dispostos a atrair para suas bases as melhores mentes”, comenta Lauro de Oliveira da HostCERT. “O legal da iniciativa da 4Linux é que todos nós ganhamos independente do resultado. Os 20 minutos de conversa e os 40 de pergunta são intensos e nos ajuda a entender melhor nossa própria idéia, suas limitações e o que precisamos fazer para melhorá-la”, comenta Luciano Camilo da GasFinder. "Participar do caça ideias nos fez perceber o quanto temos que confiar em nossas próprias ideias. Nunca pensamos ser questionados tão intensivamente por diversas pessoas sobre um ideia que era no começo apenas uma brincadeira”, comenta Bruno Gurgel do Cab Facilities. Conforme regras apresentadas no lançamento do Caça Ideias fisl11, a 4Linux não se obrigou a escolher uma das ideias, no entanto a decisão foi para a escolha de dois projetos:

Escolhido número 1 - HostCERT Além da originalidade, o motivo para a escolha do HostCERT foi que ele está alinhado com a linha de serviços que a 4Linux oferece e seria um complemento natural para ser oferecido aos nossos atuais clientes. Ao ser informado da escolha da 4Linux, Lauro de Oliveira da HostCERT agradeceu e infelizmente decidiu declinar devido a um investimento ocorrido dias antes. Ele nos autorizou fazer a publicação da seguinte mensagem: "Gostaríamos de agradecer a 4Linux por acreditar no sucesso de nossa ideia, porém, durante o período de sabatina e negociações, como havíamos comentado da possibilidade, recebemos um aporte financeiro de outro parceiro estratégico da HostCERT, assim, ficamos impossibilitados de atender a parceria com a 4Linux devido à um caráter de exclusividade oferecida a este primeiro parceiro". Escolhido número 2 - CabFacilities Os motivos para a escolha do CabFacilities foram que a ideia apresentada, em si, já é um modelo de negócios e porque a 4Linux tem interesse em investir na área de celulares; Como o montante a ser investido neste projeto é superior ao limite estipulado mas a ideia despertou bastante interesse, a 4Linux já fez os seguintes investimentos:

  • Contratou a Nexxus Soluções para montar um plano de negócios;
  • Submeteu este plano para a subvenção econômica para inovação da FINEP;
  • Havendo aprovação do projeto pela FINEP, a 4Linux fica obrigada a desembolsar 20% do montante solicitado como contra partida. O montante solicitado ao FINEP foi de aproximadamente R$ 980.000,00.

“Foi uma grande satisfação poder contribuir com a seleção dos projetos do Caça Idéias da 4Linux. No meu entender, serviu acima de tudo como estímulo para os diversos empreendedores que participaram do processo. As soluções apresentadas na etapa final foram todas inovadoras e bastante interessantes. Como não foi possível premiar os cinco projetos finalistas, houve necessidade de selecionar os dois que de fato apresentaram uma melhor relação risco x retorno na etapa final. Para tal, o entendimento das soluções e seus diferenciais e também do mercado potencial tiveram peso determinante, sem mencionar a análise do valor agregado pela 4Linux a cada projeto. Mesmo para os projetos finalistas não selecionados, acredito que foi muito produtivo para seus idealizadores, devido aos questionamentos levantados e considerações que os mesmos levaram para casa, ao final do processo de análise. Parabéns a todos e em especial aos idealizadores dos projetos premiados, da CabFacilities e do HostCERT”, testemunha Nelson Puccini – sócio responsável pelos projetos da área financeira da Nexxus.

Sobre a Nexxus Soluções:

“A Nexxus Soluções é uma empresa que oferece aos seus clientes soluções nas áreas tributária e financeira, sempre com suporte tecnológico necessário, de forma customizada e respeitando a cultura de cada empresa. Na área financeira, tem grande experiência em análise de viabilidade econômico-financeira de projetos, avaliação de empresas, estruturação de Planos de Negócios, análise de custos e de rentabilidade de produtos e serviços. Na área tributária, destacam-se os trabalhos de planejamento tributário, que objetivam reduzir a carga tributária total das empresas atendidas“. Saiba mais em: www.nexxussolucoes.com

Sobre a 4linux Empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em segurança já treinou mais de vinte mil alunos em Linux e software livre. Idealizadora do HackerTeen – projeto de edutainment para jovens da geração internet sobre segurança da computação, empreendedorismo na Internet e ética hacker – que, com uma metodologia inovadora, foi avaliado como “primeiro e único no mundo” pela Harvard Business Scholl. Realizou alguns dos mais conhecidos cases de software livre do Brasil, entre eles: Metrô de São Paulo, Casa da Moeda do Brasil, Ceagesp e Projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento) – uma parceria entre a IBM e o ITI – que envolveu, entre outras ações, a maior capacitação em Linux do Brasil: 785 educadores do Mininistério da Educação foram treinados em Linux pela 4Linux. O case de maior visibilidade da 4Linux é o suporte a 27.000 terminais financeiros lotéricos a a construção da infra-estrutura do atendimento do ATMs baseado em software livre da Caixa Econômica Federal. Sobre o Hackerteen Idealizado pela 4Linux, empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em segurança, o HackerTeen é um projeto educacional sobre redes e segurança da computação, empreendedorismo na internet e ética hacker para adolescentes de 14 a 19 anos.Com uma metodologia inovadora 100% à distância com voz e vídeo – envolve desafios, jogos, RPG (no modelo presencial), Linux e desenhos mangás. Com uma metodologia inovadora, foi avaliado como “primeiro e único no mundo” pela Harvard Business School. O público do HackerTeen é focado em pessoas que gostam de computadores e jovens desperdiçam o seu tempo em atividades não produtivas (chat, Orkut, MSN). O objetivo do projeto é fazer com que os jovens aprendam aquilo que realmente fará diferença para eles no mercado de trabalho ou ajudá-los a montar o próprio negócio relacionado com computadores.

Compartilhe esta página