4Linux apoia o PUJCE-09: Participe inscrevendo seu projeto desenvolvido em Java.

O Prêmio Universitário Java – PUJCE-09 é voltado para estudantes e professores de tecnologia do ensino superior do Ceará, profissionais de TI e organizações que fazem o uso do Java, "O PUJCE-09 busca nas instituições de ensino do Ceará a celebraçã...

Monday, 7 de December de 2009

O Prêmio Universitário Java – PUJCE-09 é voltado para estudantes e professores de tecnologia do ensino superior do Ceará, profissionais de TI e organizações que fazem o uso do Java. "O PUJCE-09 busca nas instituições de ensino do Ceará a celebração dos melhores alunos e professores em torno da tecnologia Java", destaca o criador da premiação.

É uma competição acadêmica com o objetivo da integralização do conhecimento da tecnologia Java para a comunidade combinada com as necessidades do mercado profissional. O prêmio incentiva estudantes universitários de tecnologia a colocarem seus trabalhos no processo de avaliação por profissionais experientes de TI que deverão avaliar a qualidade e utilidade comercial dos projetos apresentados. 

O projeto vencedor ganhará uma viagem para o JavaOne 2010 ou para o Jazoon (caso o javaOne não seja confirmado). Qualquer aluno regularmente matriculado em uma faculdade de graduação reconhecida pelo MEC pode participar e inscrever seu trabalho e será avaliado por profissionais Java que são destaques no mercado Java nacional.

Os trabalhos poderão ser entregues até o dia 31 de dezembro de 2009 e a cerimônia final com o resultado acontecerá em fevereiro de 2010.

 

Confira o regulamento completo aqui.

 

Leia a entrevista com o organizador e criador do evento Felipe Gaúcho concedida à 4Linux.

4Linux: Qual a contribuição para a comunidade com uma iniciativa que envolve primariamente estudantes universitários?

Felipe: A demanda por bons profissionais no mercado brasileiro de TI vem crescendo muito e a universidade é o ponto de partida para qualquer um que queira participar deste rico mercado. Ao mesmo tempo, com o grande número de faculdades privadas no país, aumenta a necessidade de celebração e identificação dos bons alunos e professores, a identificação de quais são as boas faculdades brasileiras. O PUJ atende à esta demanda de forma inovadora e jovem, promovendo a competição saudável entre os alunos de graduação. Além de revelar talentos, o PUJ também promove a competição entre as faculdades, que passam a buscar no PUJ uma forma de homologar seus investimentos em qualidade na educação. O PUJ é o ponto de encontro daqueles que se orgulham em ensinar e daqueles que adoram aprender, o futuro do TI brasileiro compete no PUJ !

4Linux: O evento é virtual. Como será organizada a transmissão?

Felipe: O PUJ é uma competição virtual (não um evento) organizada por grupos de usuário Java brasileiros. No Ceará (o PUJ original) o prazo final de submissão é 31 de dezembro de 2009, com os resultados divulgados em fevereiro. Teremos uma cerimônia de premiação em fevereiro com a presença ilustre de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará, e será uma grande celebração do conhecimento jovem em torno do Java.

4Linux: Qual os resultados esperados para essa edição?

Felipe: Esperamos superar o número de inscritos de 2008 (doze) e esperamos amadurecer o formato da competição. Além disso, esperamos que os outros estados brasileiros olhem com carinho para o PUJ e copiem a idéia em suas comunidades locais. O PUJ é um projeto cearense e brasileiro, que deve e vai ser implementado em todo Brasil. Cada estado tem condições e autonomia para criar a sua competição local, e quem sabe podemos sonhar com a liga nacional PUJ já em 2011?

4Linux: Qual a maior dificuldade que você enfrenta em materializar um iniciativa para a comunidade de software livre?

Felipe: Temos tido o reconhecimento e um excelente apoio das empresas locais no Ceará, e começamos a atrair a atenção da mídia especializada e de algumas empresas de abrangência nacional. Na parte de patrocínio e organização estamos nos saindo muito bem. Entretanto, continuamos sendo desenvolvedores de software, e temos problemas de divulgação do PUJ. comunicação eu diria que é o grande problema hoje, fazer o PUJ ser conhecido, atrair as pessoas em torno da idéia. Outro ponto interessante é que alguns alunos custam a acreditar que o campeão vai mesmo viajar ao exterior, mas em 2008 mandamos o campeão para a Bélgica e este ano mandaremos o campeão para os EUA ou para a Suíça com tudo pago. Acho que aos poucos todo mundo vai conhecendo e querendo participar.

4Linux oferece cursos exclusivos de Java:

Programação Java para o Mundo Real (470)

Desenvolvimento Ágil com Java (474)

Compartilhe esta página