4Linux apresenta soluções livres no maior evento da comunidade Java do Brasil

No dias 13 e 14 de maio de 2011 aconteceu a 9ª edição do evento Just Java. O evento foi organizado pela SUCESU - SP (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações - São Paulo), através da comunidade Java-SouJava. A 4Linux marcou presen...

Tuesday, 17 de May de 2011

No dias 13 e 14 de maio de 2011 aconteceu a 9ª edição do evento Just Java. O evento foi organizado pela SUCESU - SP (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações - São Paulo), através da comunidade Java-SouJava.

Este foi o segundo ano que a 4Linux participa do evento. Além das palestras apresentadas pela sua equipe técnica e especialista em Java EE, a 4Linux aproveitou esta edição e lançou novos cursos da Formação Java e mini cursos, de 08 horas, voltados para o desenvolvedor Java que quer se especializar em uma determinada tecnologia. 

Segundo Fernando Lozano, que é o responsável pela área de Java da 4Linux, o objetivo dos mini-cursos é complementar a formação Java EE, especializando o profissional com conhecimentos mais avançados sobre tecnologias vistas durante a formação, e apresentando tecnologias que são necessárias em situações mais específicas e que por isso não fazem parte do núcleo da formação.

Os temas abordados nos mini-cursos são:

  • Desenvolvimento Web 2.0 com JSF (Java Server Faces)

  • Hibernate e JPA Avançados

  • Integração Enterprise com JMS e Web Services: JMS, JAX-WS e JAX-RS avançados

  • Criptografia e Segurança para Aplicações Java: JAAS, JCE, JSSE e OWASP

  • Desenvolvimento Enterprise com SpringDesenvolvimento Web com GWT Google Web Toolkit

  • Desenvolvimento Web com Groovy.

Leia mais sobre nossos mini cursos Java.

Baixe as palestras da equipe da 4Linux no Just Java 2011.

Palestra Palestrante(s) Slides Processing: O seu Java Multimídia. Jean Habib e Thiago Lechuga. Baixar slides Desenvolvendo Portlets utilizando JSF, Ajax, Richfaces. Gustavo Lira e Silva Baixar slides EJB ainda tem vez no Java EE 6? Fernando Lozano Baixar slides

 

Antes das palestras no Just Java, a 4Linux conversou com seus técnicos para falarem um pouco mais sobre o tema abordado em suas apresentações.

Confira o bate-papo com Fernando Lozano: 

4Linux: Cite um dos mitos mais frequentes quando se trata de Java EE.

Fernando Lozano: Um dos mitos comentados no webcast foi o de que o Java EE seria pesado e complicado, e a tecnologia EJB era percebida como uma das principais culpadas.

4Linux: Sobre a tecnologia EJB, que na suas concepção era percebida como uma das principais culpadas pela possível lentidão do Java EE, que recursos ela oferece?

Fernando Lozano: O padrão EJB oferece recursos sem par em outras plataformas e frameworks, como transações distribuídas automáticas e independência de localização, que permite escalabilidade horizontal e integração facilitada entre aplicações.

4Linux: Trata-se de uma tecnologia de fácil utilização?

Fernando Lozano: A evolução do Java EE, especialmente o Java EE 5, tornou o EJB uma tecnologia simples de se usar, graças ao uso de anotações, convenções sobre configurações, e técnicas de injeção de dependências, originadas em frameworks alternativos como o Spring, além de leve quando não há necessidade dos seus recursos mais avançados, em aplicações mais pontuais.

4Linux: Dada tal facilidade de utilização, por que ainda existe um certo "trauma" com relação ao uso desta tecnologia? Você abordará este assunto em sua palestra, no Just Java 2011?

Fernando Lozano: Muitos tem "trauma" com o EJB e, com o surgimento do CDI no Java EE 6, querem acreditar que o CDI substitui o EJB. Mas na verdade o CDI complementa o EJB, tornado esta poderosa tecnologia ainda mais fácil e acessível, como será mostrado na minha palestra do Just Java.

4Linux: Quais as principais diferenças entre a sua palestra no Just Java e o Webcast já apresentado?

Fernando Lozano: O Webcast foi bastante conceitual e abrangente, já a palestra será mais específica e prática, com exemplos de código da integração EJB + CDI e comparações de como estes programas ficam mais simples do que seus equivalentes em versões anteriores do Java EE, ou mesmo usando frameworks alternativos.

Fernando Lozano é consultor há quase 20 anos e que recentemente ministrou o Webcast tutorial: Fatos e Mitos Sobre o Java EE.

Confira o bate papo com Gustavo Lira, que apresentou a palestra: Desenvolvendo Portlets utilizando JSF, Ajax, Richfaces.

4Linux: Quais tecnologias foram o ponto alto da sua apresentação?

Gustavo Lira: Algumas tecnologias que são bastante conhecidas pela comunidade Java, como é o caso do JSF e do RichFaces, este último é quem faz toda a parte do Ajax e dos recursos WEB 2.0.

4Linux: De modo geral, quais os principais pontos tratados no seu curso de Portlets?

Gustavo Lira: No Java existem duas especificações que garantem o padrão no desenvolvimento de portlets. No curso eu falo sobre estas especificações e como desenvolver estes portlets.

Para Jean Habib, que apresentou a palestra: Processing: O seu Java Multimídia, juntamente com Thiago Lechuga, entre os elementos fundamentais da sua apresentação destaca-se o fato do processing trazer para o ambiente de software livre a possibilidade de programação multimídia de um modo bem estruturado. Há também a possibilidade de não programadores desenvolverem um código funcional rapidamente. Houve a introdução à conceitos básicos de programação e tópicos avançados, como orientação à objetos.

 

Participante de Webcast ganha ingresso para o evento e depois ganha curso:

Danilo, participante de um dos Webcasts da 4Linux, foi sorteado e ganhou um dos 10 ingressos para o Just Java 2011. Quando chegou ao evento, Danilo teve ainda a satisfação de ser um dos ganhadores de um curso Java, que estava sendo oferecido aos participantes do evento, por meio de um novo sorteio. A 4Linux conversou com Danilo, a respeito de toda essa sorte, que o tornou duplamente ganhador e também o questionou quanto as suas impressões, em relação ao evento. Diz Danilo:

Eu achei muito boa a escolha dos palestrantes, realmente sabiam sobre o que estavam falando. Foi minha primeira participação em um evento desse tipo e com certeza eu vou mais vezes. Para mim como principiante em Java abriu bem minha mente sobre o que fazer para o futuro. Em relação a minha sorte em ter ganho da 4Linux o ingresso para participar do evento, e lá ainda ganhar um curso de Java, me motivou muito em seguir com os estudos. Devo muito à 4Linux. Sou vendedor trabalho na NB Film.

Conheça nossos cursos para o mundo Java:

Conheça a Formação Java:

  1. Programação Java para o Mundo Real
  2. Desenvolvimento Ágil com Java
  3. Desenvolvimento Web com Servlets e JSP
  4. Desenvolvimento Enterprise com EJB e JPA

 

Conheça nossa solução: Servidor de Aplicação Java EE

Servidores de Aplicação Java EE abertos como JBoss, Tomcat e Apache Geronimo enfrentam facilmente seus competidores comerciais e na verdade lideram as inovações no mercado.

Compartilhe esta página