4Linux apresentará palestra sobre DEVOPS no FISL17

Palestra mostrará como o Python e Docker construíram um ambiente DEVOPS nos laboratórios da 4Linux.

Monday, 11 de July de 2016

Nos dias 13,14,15 e 16 de julho, na cidade de Porto Alegre, acontecerá a 17a. Edição do Fórum, Internacional de Software Livre, o maior evento de software livre do Brasil e um dos maiores do mundo. Há 17 anos milhares de pessoas de dezenas de diferentes países se reúnem para assistir centenas de palestras e debater sobre temas relevantes ao mundo da informática e do software livre,  esse ano o evento abordará o tema:

INTERNET DAS COISAS OU DAS PESSOAS? O papel do Software Livre para o futuro de todos (os) nós.

A equipe da 4linux estará presente com a palestra: 

  • BeavOps: Como o Python e Docker construíram um ambiente DevOps. No dia 15/07 

“Nos 3 últimos anos aprovamos palestras relacionadas ao tema DEVOPS. Cada vez mais temos nos tornado como a empresa referências em implantação de ambientes ágeis com práticas DEVOPS pois acreditamos que se o desenvolvimento é ágil a infraestrutura também precisa ser.” 

Afirma Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

A palestra aborda os desafios enfrentados para automatizar a infraestrutura das salas de aulas e laboratórios da 4Linux para mais de 1000 Alunos simultâneos, com acesso a ambientes Linux e de outros softwares, de forma rápida e isolada. Além disso o palestrante mostrará o BeavOps, um sistema escrito em Python que permitiu integrar o mundo de Cloud Computing e Paravirtualização utilizando os Dockers Containers. Os trâmites e procedimentos tomados desde a definição de tecnologias até a criação do ambiente isolado em Containers, os obstáculos superados e as perspectivas futuras, tudo isso realizando uma demonstração prática do Ambiente. 

“Os grandes datacenters de todo o mundo estão sendo construídos com soluções open source: Openstack, Linux, Docker, Chef, Puppet, Ansible, Hadoop, Elastic, Cassandra, MongoDB, PostgreSQL, Python, Git entre outras tecnologias open source. Atualmente saber Linux é obrigação e não mais um diferencial no currículo. O mercado está buscando um profissional DEVOPS.”

Explica Gabriela Dias, Diretora de Operações da 4Linux.  

Agenda

Quando: fisl17 nos dias 13,14,15 e 16 de julho de 2016

Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

Faça sua inscrição no FISL17 e participe do maior evento de Software Livre do país.

Compartilhe esta página