4Linux esteve presente no MoodleMoot com palestra sobre Escalabilidade do Moodle em Nuvem.

Palestra mostrar como construir arquiteturas escaláveis e automatizadas de Moodle na Nuvem.

Tuesday, 12 de January de 2016

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2015 aconteu na cidade de Brasília na UniCEUB a 11a edição do MoodleMoot Brasil e a 4Linux estave presente no evento com a palestra “Escalabilidade do Moodle na Nuvem (AWS)- ministrada pela Diretora de Operações da 4Linux Gabriela Dias. “ e Integração do moodle com sistema de gestão acadêmico. 

O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. O evento é organizado pela comunidade Moodle Brasil.

A palestra da Gabriela, tem o objetivo de mostrar possibilidades para arquiteturas escaláveis de Moodle, sendo na Nuvem ou em DataCenter Local visando construir um ambiente padronizado e automatizado, onde atualizações, customizações são feitas em ambiente de homologação e de forma automática aplicadas em produção.

“Flexibilidade, Automação e Redução de Custo é o desafio atual da área de TI, principalmente na era DevOps e Nuvem. Minha palestra mostrará exatamente como resolver estes 3 desafios para um ambiente de ensino a distância com o moodle”, explica Gabriela Dias.

Durante a palestra, Gabriela também procurará mostrar que manter em operação um ambiente EAD requer assumir muitas responsabilidades, pois ele precisa ser confiável, flexível e escalável 24 horas por dia, pois ele terá milhares de acessos a todo momento. A arquitetura é de extrema importância para que o ambiente possa ser automatizado, e com isso crescer conforme a sua necessidade.

“A 4linux ministra seus cursos on-line desde 2002 quando ainda utilizava o software TelEduc. Fomos a primeira empresa do mundo a ensinar linux na modalidade on-line. Em 2005 passamos a usar o Moodle como nosso LMS e nestes 10 anos adquirimos um grande know-how na montagem da infraestrutura, integração com outros sistemas e também em metodologia de ensino on-line com a criação da IT Experience.” relembra Rodolfo Gobbi – Diretor Geral da 4Linux.

O moodle é uma excelente plataforma, porém ele não é, por padrão, customizado e adaptado para a necessidade de cada cliente. Em função disso, planejar as integrações com sistemas externos que a instituição já possui permitindo uma melhor gestão das matrículas e cursos é fundamental para o sucesso do seu ambiente de aprendizagem. A 4Linux é uma ótima escolha para impulsionar a criação do seu ambiente EAD, pois além da experiência na implementação da infraestrutura, a 4Linux também pode realizar a customização do layout, a disponibilização da app para celular e a integração com sistemas externos.

 

      

Compartilhe esta página