4Linux ministra em Rondônia palestra sobre carreiras em TI

A 4Linux ministrou no último dia 14/09 a palestra “Carreiras em TI – Como chegar lá”, com conteúdo baseado no curso de mesmo nome para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Monday, 16 de September de 2013

A 4Linux ministrou no último dia 14/09 a palestra “Carreiras em TI – Como chegar lá”, com conteúdo baseado no curso de mesmo nome para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A palestra tem como mote o fato de profissionais investirem centenas de horas estudando para se aprimorar e obter uma formação técnica, mas não investirem minutos para se apresentarem ao mercado de forma adequada. O público participou bastante com perguntas ao vivo à Daniele (autora do curso). A 4Linux fez uma entrevista com o professor Fernando Dall ' Igna, da área de TI do Campus de Porto Velho:

4Linux: Como ficou sabendo do curso CARREIRAS EM TI - COMO CHEGAR LÁ?

Fernando: Com pesquisas na internet e indicações de colegas que já estudaram na 4Linux encontrei um oportunidade para que os alunos do IFRO – Campus Porto Velho pudessem aprimorar seu conhecimento e dar um gás a mais em sua futura carreira de TI.

4Linux: - Qual é o perfil dos seus alunos?

Fernando: Atualmente o IFRO – Campus Porto Velho trabalha com cursos de nível técnico em Informática, Suporte e Manutenção em Informática e estendemos o convide ao Campus Porto Velho Zona Norte que possui o curso de técnico de Sistemas para Web. O perfil dos alunos de ambos Campus são bem diversificados tendo alunos alunos de 14 até alguns acima de 50 anos, porém todos demonstram grande entusiasmo por estudar na área de TI.

4LInux: O que você ensina em sala de aula?

Fernando: Como professor de dedicação exclusiva, tenho um trabalho com diversas disciplinas ao longo dos anos no IFRO, atualmente ministro disciplinas de Banco de Dados, Práticas de Laboratório, Instalação e Manutenção de Computadores, Arquitetura de Computadores e Introdução à Informática.

4Linux: Qual sua expectativa após a palestra da Daniele?

Fernando: Após a palestra espero que os alunos entendam que a área de TI é extremamente dinâmica e que devemos estar sempre antentos às novidades e treinamentos para nosso continuo aperfeiçoamento e alinhados com as exigências do mercado de trabalho.

4Linux: Como você enxerga que seus alunos encontrarão o mercado de trabalho em TI nos próximos 5 anos?

Fernando: Muitas coisas podem mudar nos próximos 5 anos, porém a TI é uma área que trabalha como serviços para todas as áreas. Devemos estar atentos para qual tecnologia poderá estar em alta nos próximos anos, principalmente as ferramentas de software livre e desde já nos aprimorar para representarmos um diferencial no mercado de trabalho.

4Linux: Quais áreas seus alunos mais discutem em sala de aula? Desenvolvimento? Infraestrutura? Criação de Jogos?

Fernando Dall'Igna, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Fernando: Durante as aulas tentamos trazer aos alunos coisas que despertem sua atenção para motivá-los nas disciplinas da área técnica. Como exemplo, o professor Rafael Pitwak inseriu o Kinect e Arduino na disciplina de estrutura de dados, também podemos citar a professora Sabrina Rodrigues que orienta um grupo de alunos em um projeto de extensão de desenvolvimento de jogos e todos os outros professores trazem exemplos, casos de uso, exercícios entre outras atividades para os alunos.

4LInux: O que você sente que mudou ou está mudando ou afetando a educação com a disponibilização de conteúdos na Internet como os do EDX, Coursera, Udacity, etc?

Acredito que seja uma forma de democratizar o conhecimento e irá facilitar ao aluno, professor e profissional o acesso a cursos que talvez não tivesse em sua região. A plataforma EaD está rompendo fronteiras e permitindo que de qualquer lugar do planeta, com um acesso a internet, estejamos em constante atualização do nosso conhecimento.

Saiba mais sobre o curso “Carreiras em TI – Como Chegar lá”.

 

Compartilhe esta página