4Linux ministra primeiro treinamento do eXo Platform no Brasil

Entre os dias 8 e 12 de novembro a 4Linux ministrou o primeiro treinamento do eXo Platform no Brasil.

Thursday, 9 de December de 2010

Entre os dias 8 e 12 de novembro a 4Linux ministrou o primeiro treinamento do eXo Platform no Brasil. O treinamento aconteceu na sede da 4Linux em São Paulo e foi ministrado em português pelo alemão Soren Schmidt, da eXo Platform, que visitou o Brasil especialmente para atuar como instrutor e que é fluente em pelo menos três idiomas. A equipe da 4Linux entrevistou Soren e obteve importantes informações no que diz respeito do eXo Platform: 4Linux: Quais são os tipos de clientes que deveriam utilizar o eXo? Soren: Todos! As empresas adeptas do Software Livre já utilizavam java. Organizações que precisam de soluções flexíveis, especiais e adaptaveis. Suportamos todos os sistemas operacionais e todas as bases de dados. Entre exemplos de organizações temos seguradoras, bancos, repartições públicas, etc. Como exemplo de um grande case de sucesso, temos o Ministerio de finanzas de Belgica, repartições na Franca e os seguros Allianz, Generali.

4Linux: Quais problemas o eXo resolve? Soren: O eXo Platform 3.0 é feito para empresas que querem organizar os seus documentos, fluxos de trabalho (workflow), a colaborações entre funcionários, o intercambio com clientes, etc. Temos um "facebook" para a rede interna de uma organização, que chamamos eXo Social, o eXo Social, porém, é mais poderoso que o próprio "facebook" porque pode integrar aplicações colaborativas. Temos soluções para a WCM, que é um produto produto cada vez mais forte e interativo. O ponto forte do eXo é a integração de todas essas funcionalidades em uma única solução, sem a necessidade de se integrar softwares de diferentes desenvolvedores.

4Linux: Quais são as principais features do eXo? Soren:

  • Facilidade para os usuários finais combinado com flexibilidade total em todos os níveis do software.
  • Integração inteligente de portlets e gadgets no mesmo portal.
  • Integração de sistemas de informação (DMS) com WCM.
  • Workflow de publicação flexível e adaptável.
  • Integracao de conteúdo, colaboração, fórum, FAQ, social em uma solução.
  • Arquitetura de orientação,  serviço muito aberto e adaptável às exigências do cliente.
  • Serviços REST e muita facilitade para criação dos seus serviços REST
  • SSO, JAAS.

4Linux: Quais os cases mais famosos no mundo de uso do eXo? Soren: Ministério das FInanças da Bélgica, Departamento de Defesa dos EUA (o primeiro cliente do eXo) e a Caixa Econômica Federal no Brasil.

4Linux: Como está sendo sua experiência de dar aulas em português aqui no Brasil? Soren: É uma experiência nova. Um pouco mais difícil que ministrar em francês. Estou melhorando um poco, meu português, durante essa semana. Acho que é importante para os participantes o poder de expressar-se em sua língua nativa, quando assistem a uma formação. Finalmente acredito que os alunos aprenderam bem, o conteúdo do curso - isso é crucial para mim.

Veja aqui algumas imagens do treinamento!

Compartilhe esta página