4Linux no FLISOL SP e Web Security Forum

A 4Linux participou ativamente de dois importantes eventos deste primeiro trimestre de 2011: o FLISOL SP e o Web Security Forum. O FLISOL aconteceu no dia 09/04/2011 e o Web Security Forum nos dias 09 e 10/04/2011. No Web Secuirty Forum a 4Linux o...

Monday, 11 de April de 2011

A 4Linux participou ativamente de dois importantes eventos deste primeiro trimestre de 2011: o FLISOL SP e o Web Security Forum. O FLISOL aconteceu no dia 09/04/2011 e o Web Security Forum nos dias 09 e 10/04/2011. No Web Secuirty Forum a 4Linux ofereceu cursos de Segurança, em um sorteio para os participantes. No FLISOL São Paulo 2011 ofereceu apoio à organização e cedeu suas instalações para a realização do evento, além de sortear uma Formação em Redes Linux.

Confira algumas imagens do Web Security Forum:

 

Confira algumas imagens do FLISOL SP:   

Sobre os eventos:

FLISOL SP 2011:

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FliSol é um evento estratégico de fomento do Software Livre. A sua realização é anual e simultânea em diversas cidades da América Latina.

A 4Linux conversou com os organizadores desta edição e colheu algumas informações importantes. Dentre elas, o dado de que o FLISOL vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, a ponto de hoje ser considerada a maior forma de divulgação do Software LIvre não só no Brasil, mas em todo o mundo. Com o passar dos anos, segundo Thiago Paixão, organizados do evento, é mais forte a união da comunidade de software livre a fim de tornar o evento presente em mais localidades. Apesar de não fazerem parte da comunidade latino-americana, alguns países como Espanha, Portugal e Estados Unidos vem nos últimos anos participando extra-oficialmente, o que gerou uma discussão para um novo paradigma básico que se adapte e represente melhor a nova realidade do evento, para englobar tanto novos países como as novas realidades empíricas.

A 4Linux desempenhou um importante papel ao financiar a realização do evento, sobre este ponto há o destaque para a escassez dos recursos, que geralmente aflinge grande parte das comunidades de usuários. O financiamento, neste sentido, pode ser a garantia de realização do evento.

Nossa equipe fez algumas perguntas a um dos principais organizadores, confira: 4Linux: Quais as perspectivas futuras do FLISOL? Ele geralmente é visto pelo grande público como um evento de instalação e divulgação de distribuições Linux, o que mais o evento tem a oferecer?

Thiago Paixão: Com a participação de outros países fora da América Latina, o evento pretende se consolidar como o maior evento de divulgação do software livre. Inclusive tem a pretensão de se tornar um evento internacional, onde qualquer pais poderá participar oficialmente. Em São Paulo pretende-se ampliar a capacidade e a qualidade do evento, tornando-o, nos próximos anos, ainda mais acessível ao público em geral e expandindo seu conteúdo programatico.

4Linux: Quais os pontos fortes da última edição? E quais os desafios de uma próxima?

Thiago Paixão: Na edição 2011 apresentamos a proposta de uma grade focada no empreendedorismo e negócios com software livre na tentativa bem sucedida de quebrar o paradigma de que software livre não tem ainda a devida maturidade para o mercado corporativo e que esses modelos de negócio não são lucrativos.

Nas próximas edições, temos o desafio de atingir um público ainda maior da sociedade que, devido aos conhecidos fatores sociais e econômicos, ainda não possuem pleno acesso a tecnologia e a informação pelos meios digitais, mostrando que diferentemente do software proprietário que exclui e aprisiona, o software livre é libertador e a melhor proposta para a devida inclusão digital e social.  

4Linux: Apesar do surgimento de distribuições acessíveis para o usuário Desktop, como o Ubuntu, o Linux tem amargado baixos índices de utilização no desktop. Em que medida eventos como o FLISOL colaboram para reverter este quadro?

Thiago Paixão: Usuários que nunca tiveram contato com um desktop Linux tem a oportunidade, no FLISOL, de receber auxilio de usuários mais experientes para dar os primeiros passos em direção à comunidade fomentando a ampliação da demanda por software livre em decorrência do interesse que o evento proporciona.  

4Linux: O que um usuário precisa fazer se quiser organizar sua própria edição do FLISOL?

Thiago Paixão: O FLISOL é um evento comunitário, e qualquer um pode organizar em sua cidade. Para isso, precisa se inscrever na lista de discussão do FLISOL-BR, se registrar no Wiki oficial em www.flisol.net e atender a alguns requisitos básicos como: um só evento por cidade, um só coordenador responsável, local definido com antecedência, gratuidade na participação do visitante, dentre outros.  

Web Security Forum: Em sua primeira edição o Web Security Forum discutiu importantes questões relativas a segurança da informação, com a participação de renomados especialistas no assunto. A importância do debate, promovido pelo evento, reside na divulgação da qualidade dos profissionais de TI que o Brasil hoje possui. Reside também na necessidade de acabarmos com o mito de que o Hacker é aquele que possui poderes sobrenaturais e que somente pessoas com habilidades excepcionais são capazes de lidar com segurança da informação. O evento reuniu e integrou profissionais de áreas distintas como Hackers, Advogados, CSO, Analistas forenses, entre outros. A 4Linux conversou com Gustavo Lima, de quem partiu a iniciativa de realização do evento. Confira:  

4Linux: Como foi a recepção por parte das comunidades de usuários relacionadas com o tema? Gustavo Lima: Recebi centenas de elogios de várias pessoas que participaram do evento e que também não participaram, estas mesmas pessoa estão questionando sobre a data da segunda edição. Tivemos no primeiro dia mais de 400 pessoas e no segundo mais de 300 pessoas. Mais de 10.000 pessoas assistiram o evento online, via streaming. 4Linux: De onde veio a ideia de realizar um evento deste tipo?

Gustavo Lima: O evento veio de uma ideia que eu tive conversando com os organizadores do H2HC e dos participantes. Muitos desejam um evento com formato diferente. Foi o que eu fiz e tivemos sucesso com isso. 4Linux: Qual a importância do Linux neste debate? Gustavo Lima: Linux tem total importância já que é a base de milhares de soluções corporativas que existem no mercado. O profissional de SI tem que ter em seu DNA conhecimentos em Linux para poder galgar um excelente emprego.

Compartilhe esta página