4Linux palestrará no Just Java 2011

No dias 13 e 14 de maio de 2011 acontecerá a 9ª edição do evento Just Java. O evento está sendo organizado pela SUCESU - SP (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações - São Paulo), através da comunidade Java-SouJava. A 4Linux partici...

Wednesday, 11 de May de 2011

No dias 13 e 14 de maio de 2011 acontecerá a 9ª edição do evento Just Java. O evento está sendo organizado pela SUCESU - SP (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações - São Paulo), através da comunidade Java-SouJava. A 4Linux participará do evento, onde possuirá um stand onde os visitantes terão a oportunidade de participar de jogos interativos, concorrer a brindes 4Linux, além de ter a chance de ganhar uma vaga no curso para desenvolvedores Java. Nossa participação contará, também, com 3 palestras:

  • Processing: O seu Java Multimídia - Sexta-fera 13/Maio/2011 - 12h:30min às 13h:20min. Apresentada por Jean Habib e Thiago Lechuga.
  • Desenvolvendo Portlets utilizando JSF, Ajax, Richfaces - Sexta-feira 13/Maio/2011 - 13h:30min às 14h:20min. Apresentada por Gustavo Lira e Silva.
  • EJB ainda tem vez no Java EE 6? - Sábado 14/Maio/2011 - 10h:05min - 11h. Apresentada por Fernando Lozano. Importante: As datas e horários podem sofrer alterações de acordo com a organização do evento.

Antes de sua palestra, a 4Linux conversou com Fernando Lozano, consultor há quase 20 anos e que recentemente ministrou o Webcast: Fatos e Mitos Sobre o Java EE. No Just Java 2011 Lozano apresentará a palestra com o título: "EJB ainda tem vez no Java EE 6?" Confira o bate-papo:

4Linux: Cite um dos mitos mais frequentes quando se trata de Java EE.

Fernando Lozano: Um dos mitos comentados no webcast foi o de que o Java EE seria pesado e complicado, e a tecnologia EJB era percebida como uma das principais culpadas.

4Linux: Sobre a tecnologia EJB, que na suas concepção era percebida como uma das principais culpadas pela possível lentidão do Java EE, que recursos ela oferece?

Fernando Lozano: O padrão EJB oferece recursos sem par em outras plataformas e frameworks, como transações distribuídas automáticas e independência de localização, que permite escalabilidade horizontal e integração facilitada entre aplicações.

4Linux: Trata-se de uma tecnologia de fácil utilização?

Fernando Lozano: A evolução do Java EE, especialmente o Java EE 5, tornou o EJB uma tecnologia simples de se usar, graças ao uso de anotações, convenções sobre configurações, e técnicas de injeção de dependências, originadas em frameworks alternativos como o Spring, além de leve quando não há necessidade dos seus recursos mais avançados, em aplicações mais pontuais.

4Linux: Dada tal facilidade de utilização, por que ainda existe um certo "trauma" com relação ao uso desta tecnologia? Você abordará este assunto em sua palestra, no Just Java 2011?

Fernando Lozano: Muitos tem "trauma" com o EJB e, com o surgimento do CDI no Java EE 6, querem acreditar que o CDI substitui o EJB. Mas na verdade o CDI complementa o EJB, tornado esta poderosa tecnologia ainda mais fácil e acessível, como será mostrado na minha palestra do Just Java.

4Linux: Quais as principais diferenças entre a sua palestra no Just Java e o Webcast já apresentado?

Fernando Lozano: O Webcast foi bastante conceitual e abrangente, já a palestra será mais específica e prática, com exemplos de código da integração EJB + CDI e comparações de como estes programas ficam mais simples do que seus equivalentes em versões anteriores do Java EE, ou mesmo usando frameworks alternativos.

A 4Linux conversou, também, com Gustavo Lira que apresentará a palestra: Desenvolvendo Portlets utilizando JSF, Ajax, Richfaces. Lira ministra o curso de Portlets da 4Linux.

4Linux: Quais tecnologias serão o ponto alto da sua apresentação?

Gustavo Lira: Algumas tecnologias que são bastante conhecidas pela comunidade Java, como é o caso do JSF e do RichFaces, este último é quem faz toda a parte do Ajax e dos recursos WEB 2.0.

4Linux: De modo geral, quais os principais pontos tratados no seu curso de Portlets?

Gustavo Lira: No Java existem duas especificações que garantem o padrão no desenvolvimento de portlets. No curso eu falo sobre estas especificações e como desenvolver estes portlets.

Você pode conferir a grade completa do evento clicando aqui.

Quer participar da 9ª edição do Just Java?

Faça sua matrícula para os cursos de Java da 4Linux e concorra a 10 convites para participar do evento. Confira o regulamento aqui.

Melhor experiência e satisfação do usuário com suas aplicações. Conheça a nossa solução: Servidor de Aplicação Java EE.

Cursos relacionados:

Programação Java para o Mundo Real Desenvolvimento Ágil com Java Desenvolvendo Portlets Java EE Servidores de Aplicações Java EE usando Tomcat JBoss AS para Administradores de Sistemas JBoss AS - Performance e Alta Disponibilidade para Aplicações Enterprise  

Compartilhe esta página