4Linux participa do PGCon Brasil 2009 com a gravação e transmissão ao vivo das palestras .

O Brasil é hoje um dos países que mais utilizam o PostgreSQL em ambiente de produção. Segundo Bruce Momjian, apenas no Japão o market share do PostgreSQL é mais alto que no Brasil (...)

Thursday, 29 de October de 2009

Aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro de 2009 na UNICAMP em Campinas – SP, a 3ª Conferência Brasileira de PostgreSQL o PGCon Brasil 2009. O evento é o maior da América Latina e é organizado pela comunidade brasileira de PostgreSQL que em 2009 reuniu mais de 300 participantes.

Nessa edição foram três salas com tutoriais, palestras e mesas de alto nível com participantes nacionais e internacionais. Magnus Hagander, Bruce Momjian, Mariano Alejandro Reigart e Emanuel Calvo Franco profissionais de referência em PostgreSQL palestraram ao longo dos dois dias de evento. Também, representantes de empresas renomadas estiveram presentes: Caixa Econômica Federal, Dataprev e SERPRO e outras empresas privadas.

Fábio Telles, organizador e palestrante do evento, fez um balanço sobre o PGCon 2008 e a edição de 2009: “O PGCon 2009 mostrou um aumento quantitativo e qualitativo na demanda por soluções utilizando o PostgreSQL. Continuamos conquistando novos usuários, mas é a demanda por soluções mais complexas e robustas que nos impressiona. Percebemos no evento que temos cada vez mais o PostgreSQL como uma peça central em soluções críticas, trabalhando com alta disponibilidade, alto volume de dados e transações. Um reflexo disto é o aumento no número de patrocinadores. Isto e o aumento no número de propostas de palestras, nos permitiu trazer mais palestrantes internacionais, mais salas e trazer mais palestras de alto nível. O Brasil é hoje um dos países que mais utilizam o PostgreSQL em ambiente de produção. Segundo Bruce Momjian, apenas no Japão o market share do PostgreSQL é mais alto que no Brasil. Este ritmo de crescimento se reflete na demanda por soluções, profissionais e treinamentos. Toda a cadeia de serviços em torno do PostgreSQL tem crescido numa velocidade incrível, quando pensamos no mercado de banco de dados, que sempre oscila lentamente. Não tenho dúvidas que esta tendência irá se repetir no PGCon Brasil 2010."

A grade de programação do evento apresentou assuntos de interesse da comunidade PostgreSQL Brasil que tiveram a oportunidade de conferir: a construção de extensões para o PostgreSQL, os diferenciais do PostgreSQL 8.4, o uso de disco em servidores PostgreSQL, a utilização do PostgreSQL em ambientes financeiros de alta criticidade apresentada pelo consultor da 4Linux Flávio Gurgel.

Gurgel apresentou o uso do PostgreSQL no Ambiente Multicanal da Caixa Econômica Federal, os desafios do dia-a-dia e os sucessos alcançados. Confira mais informações sobre o projeto Multicanal da Caixa.

Quem não pôde comparecer no evento teve a oportunidade de acompanhar pela internet ao vivo a transmissão das palestras que aconteciam nos dois auditórios principais. A 4Linux transmitiu as palestras e os participantes on-line encaminhavam perguntas que eram respondidas pelos palestrantes ao vivo. As palestras que aconteceram no auditório 2 foram gravadas e serão disponibilizadas assim que as edições ficarem prontas. Fique atento às nossas notícias.

A 4Linux esteve presente com um estande onde foi possível conferir mais informações sobre os cursos oferecidos e aproveitou o evento para apresentar a solução 4Cockpit - conjunto de ferramentas que trabalham com Zabbix para monitoramento de Alta Criticidade com PostgreSQL, explica Smailli Hemori Moraes, participante da criação da ferramenta.

É sempre bom estar próximo de um público especializado em tecnologia de futuro como o PostgreSQL. A 4Linux está crescendo e esse crescimento depende de 'gente boa' e isso é o que motiva a participação da 4LInux nos eventos promovidos pela comunidade de Software Livre.” Comenta a Diretora de Vendas Henrimeli Cataldi sobre o evento e a participação da 4Linux. 

Compartilhe esta página