4Linux participará da Jornada de Informática – Software Livre da FFLCH - USP

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009 a Seção Técnica de Informática da FFLCH - USP promoverá para a comunidade de funcionários, alunos e professores a Jornada de Informática – Software Livre . A 4Linux está presente na programação do evento c...

Monday, 23 de November de 2009

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009 a Seção Técnica de Informática da FFLCH - USP promoverá para a comunidade de funcionários, alunos e professores a Jornada de Informática – Software Livre .

Estão programadas apresentações, palestras, uma exposição de peças e equipamentos e o chamado “Mão na Massa” que apresentará a instalação do Linux na prática.

A 4Linux está presente na programação do evento com o Consultor Kinn Coelho Julião, no dia 24 de novembro às 14h30min, com a palestra “Software Livre. Um bem necessário.” que comentará as quatro filosofias do Software Livre, apresentação de algumas ferramentas livres, segurança e algumas dicas para customização do Linux.

Os eventos são essenciais para incentivar a comunidade na troca de experiências com o uso do software livre e a apresentá-lo para os não usuários sobre os benefícios e facilidades que ele pode oferecer é uma oportunidade única" Kinn Julião, palestrante do evento.

Confira a entrevista com o organizador e palestrante do evento Augusto César Freire Santiago sobre o uso do software livre:

4Linux: Quais são as vantagens de utilizar um software livre?

Augusto César: A acessibilidade do software e principalmente a condição de ser disponibilizado com o código fonte aberto proporciona você organizar e adequar melhor o software de acordo com suas atividades.

Também, a possibilidade de contribuição para a comunidade, a socialização do conhecimento são diferenciais para a escolha.

4Linux: Quais são os possíveis motivos para que o Linux, por exemplo, não seja aderido pela maioria de usuários?

Augusto César: O desconhecimento gera medo e o mito que o software livre é somente entendível a técnicos causa um bloqueio dos usuários finais. Mas, no momento da utilização pela primeira vez do Linux, por exemplo, o usuário se depara com um sistema fácil, entendível e que ainda pode se adequar às necessidades do usuário.

4Linux: Na sua opinião, o que significa uma instituição como a USP, aderir o uso do software livre em suas atividades?

Augusto César: Os benefícios para adesão do software livre por qualquer organização são os mesmos. Acredito, que pode nos beneficiar com a otimização das atividades administrativas, redução de gastos no orçamento e uma iniciativa pioneira que poderá incentivar outras organizações a utilizarem o software livre.

4Linux: Existe alguma área da Instituição não utiliza software livre? Por quê?

Augusto César: Muitas áreas não utilizam. É uma questão complexa, envolve orçamentos, necessidades, comodidade e acessibilidade. A adoção 100% ainda é muito distante, mas, a iniciativa já está sendo implantada.

 

Compartilhe esta página