Carreiras em TI seguem aquecida mesmo em momentos de crise.

Mas o que aprender para entrar na área de TI mais rapidamente e com segurança?

Thursday, 17 de March de 2016

Matéria recente do Jornal da Globo, mostram que mesmo em momento de recessão econômica no Brasil as carreiras em TI continuam em alta.

Mesmo fora do Brasil, em países que não estão passando por recessão econômica há forte procura por profissionais de TI.

Milhares de tecnologias, softwares e produtos são utilizados para suportar a "Era da Informação". É fato que existe vagas em aberto aguardando profissionais especializados. Mas qual entre estas milhares de tecnologia devo estudar?

Por uma questão de probabilidade e análise de cenários futuros, você deve aprender Linux?

Linux é a sua opção certa para entrar rapidamente e com menor risco em uma carreira de sucesso em TI. Analise os fatos abaixo.

Empresas de consultoria, que trabalham na previsão de como será o futuro de TI, afirmam  que a inter-relação entre as 4 forças abaixo 

  • Cloud Computing
  • Mobilidade
  • Redes Sociais
  • Grandes Quantidade de Informações

Direcionam os novos cenários de negócios; juntas, elas estão revolucionando empresas e a sociedade.

Obviamente estas 4 forças dependem de software para funcionarem, seja para suportar os grandes datacenter, seja para colocar dispositivos móveis cada vez mais poderosos em nossas mãos, seja para criar aplicativos que - cada vez mais - não nos deixam desplugar das redes sociais, seja para nos ajudar a encontrar - e transformar em informações - as 'toneladas' de dados disponíveis na internet.

Vamos nos concentrar em 2 destas forças: cloud e mobilidade.

Cada vez mais nos conectamos em redes sociais e buscamos informações na internet. Fazemos isso, cada vez mais, com um tablet ou celular na mão - e não mais com um computador na escrivaninha de nosso quarto - geralmente acessando uma enorme base de dados que também não está mais no HD do nosso computador e sim remotamente em algum canto do mundo em uma infraestrutura denominada cloud.

Você deve estar pensando: para suportar estas 5 forças, milhares de tecnologias, softwares e produtos de TI serão usados. Por que eu devo aprender linux? Qualquer tecnologia que eu aprender em TI terei grande chance de sucesso.

Sim! A curto prazo a sua conclusão está correta pois está chovendo 'Xuxa' e a chance de cair um Pelé' na sua cabeça é pequena. Mas acontece que você deve tomar uma decisão para hoje mas também para o futuro e que tecnologias, softwares e produtos na área de TI nascem, crescem e morrem em uma velocidade cada vez maior e a escolha que você fizer agora poderá afetar sua carreira daqui há 3 ou 5 anos e até exigir um novo investimento em aprendizado.

Mas por que isso também não poderá acontecer também com o linux? Poderá acontecer também, mas a probabilidade é bem menor porque o linux está na base, “no coração”, da computação em nuvem e dos dispositivos móveis que tem o Android como sistema operacional. E não há nenhuma indicação de que estas 2 forças caiam nos próximos anos.

Em 2015, para cada 100 celulares vendidos no mundo 84 deles tinham o Android como seu sistema operacional. Em 2014, este número era de 48 para cada 100. O Android é baseado no Linux e cresce vertiginosamente.

Mas, se existe uma enorme probabilidade de termos em nossas mãos um dispositivo móvel que use Linux, a probabilidade de nos conectarmos em um aplicativo hospedado em Cloud, que tenha o Linux como sistema operacional é tão grande como.

Dois terços dos servidores  plugados na internet atualmente rodam linux ou unix.

Estudo da Linux Foundation mostram que o Linux é o sistema operacional preferido nas infraestruturas em nuvem.

Ninguém pode prever o futuro mas, trabalhando com probabilidades, aprender Linux é uma opção certa para uma carreira de sucesso em TI - tanto agora quanto no futuro.

E o melhor de tudo é que o curso superior na área não é fator eliminatório para conseguir um emprego na área de TI que dispõe de cursos rápidos e certificação profissional para qualificar o profissional, conforme relatos na matéria da Folha.

Cloud é Linux, Mobile é Linux, sua escolha de menor risco e melhor custo-benefício para formação em TI é Linux.

Veja todos os cursos da 4linux.

Depoimento do Aluno, Felipe Dos Santos

5estrela 

Após a decisão de me realocar em outra área de atuação após 9 anos de experiência, a 4Linux foi a grande responsável na concretização desta mudança. Realizei a formação linux, e não demorou muito para ser aceito no mercado, foi preponderante o fato da 4Linux ser reconhecida no mercado com sua atuação em favor das soluções em softwares livres e a qualidade de seus cursos. Os cursos são bons, conteúdo bem desenvolvido, e ótimos instrutores que atuam no mercado de trabalho e trazem suas experiência para compartilhar com os alunos. Os laboratórios atendem com sobra as necessidades das aulas. Hoje, próximo dos meus 2 anos de experiência na área de TI, posso com certeza expressar com gratidão, que foi possível a minha mudança muito devido a formação Linux realizada na 4Linux. E em breve espero voltar e aplicar para a formação em Segurança da Informação. Resumindo tudo que escrevi. Recomendadíssimo!

 

 

Compartilhe esta página