CloudConf discute o futuro promissor da computação em nuvem

Aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2012 a CloudConf – conferência de TI destinada a apresentação e debates sobre a computação em nuvem (cloud computing). A 4Linux foi uma das patrocinadoras do evento que também contou com a presença de Amazon A...

Friday, 10 de August de 2012

4Linux participou da conferência com palestras sobre Puppet e node.js

Aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2012 a CloudConf – conferência de TI destinada a apresentação e debates sobre a computação em nuvem (cloud computing). A 4Linux foi uma das patrocinadoras do evento que também contou com a presença de Amazon AWS, UOL Cloud, Locaweb, Oracle entre outras empresas do mercado que oferecem soluções para cloud.

“Cloud is Linux, Linux is Cloud and Cloud is Open” afirmou durante o evento Rafael Peregrino, CEO da Linux New Media - organizadora do evento – e responsável pela grade de programação do evento. Mostrando que a tecnologia que deve dominar a infraestrutura de TI nos próximos anos é baseada em 2 pilares que a 4Linux trabalha e conhece bastante: Linux e Open Standard.

A palestra IaaS: Implantação e gerenciamento de configurações de ambientes Cloud usando Puppet, apresentada pelo colaborador da 4Linux Guto Carvalho, teve grande participação de público pois tratou de um assunto bastante relevante e atual em um ambiente com milhares de servidores onde a padronização e histórico das operações são fundamentais. Usando Puppet como ferramenta para gerência de configurações, Guto ressaltou durante sua apresentação sobre a importância da padronização e a garantia de integridade das configurações, além da possibilidade de ter uma pequena equipe administrando grandes parques de servidores de forma eficiente e controlada, inclusive quando seu parque de TI está em cloud.

“Nos próximos meses o mercado vai se surpreender com as ofertas que a 4Linux apresentará para o mercado de cloud. São novos cursos, softwares e serviços criados especialmente para o ambiente cloud.” afirma Francisco Saito, Diretor de Tecnologia da 4Linux.

A palestra Arquiteturas híbridas de atendimento em cloud computing para otimizar o uso de recursos (Node.js), ministrada pelo colaborador Thiago Oliveira, mostrou como racionalizar recursos de infraestrutura em um mundo onde eles serão abundantes mas não de graça. O node.js permite que aplicações atuais, com pequenas adaptações, possam rodar em um ambiente de cloud com uma performance, muitas vezes, maior para o mesmo recurso computacional.

“ A 4Linux é a maior e mais conceituada empresa de Linux e open source do Brasil e trabalharemos também para sermos a empresa referência em infraestrutura de computação em nuvem com padrões abertos no Brasil. Para nós que já trabalhamos com linux, open standards e virtualização, a oferta da nova plataforma será algo natural ”, afirma Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

Saiba mais sobre o evento e confira as palestras gravadas e os slides.

4Linux e Puppet

A 4Linux é a primeira parceira da Puppet Labs no Brasil e oferece serviço para implantação, consultoria, suporte e mentoria em Puppet. Solicite uma proposta.

4Linux e nodeJS

A 4Linux conta com uma equipe especializada em NodeJS apta a realizar ajustes e adaptações em aplicações desenvolvidas em PHP e Java. Solicite uma proposta.

Slides das palestras

IaaS: Implantação e gerenciamento de configurações de ambientes Cloud usando Puppet

Arquiteturas híbridas de atendimento em cloud computing para otimizar o uso de recursos (Node.js)

Galeria de Imagens

Acesse a galeria de imagens do evento.

Compartilhe esta página