Conheça mais sobre o projeto ganhador de um tablet no Caça Ideias Latinoware

Entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 ao longo do evento Latinoware, em Foz do Iguaçu/ PR, diretores da 4Linux  “caçaram ideias”. Foi o Caça Ideias ANDROID e ARDUINO. Agora você confere um pouco mais os detalhes do projeto vencedor desta etapa,...

Wednesday, 26 de October de 2011

Entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 ao longo do evento Latinoware, em Foz do Iguaçu/ PR, diretores da 4Linux “caçaram ideias”. Foi o Caça Ideias ANDROID e ARDUINO. Agora você confere um pouco a respeito do projeto vencedor desta etapa, ganhador de um tablet.

O projeto destaca-se pela sua expressiva relevância social. Grande parte dos estados brasileiros sofre com o recorrente problema que são as enchentes. Muito além dos danos materiais diversos, as vidas postas em risco mobilizam a opinião pública para a necessidade de se desenvolver mecanismos efetivos para o devido tratamento deste problema.

É justamente este o foco de ação do projeto ganhador: MECOR. A principal característica desta ideia é gerar alertas para que transeuntes e moradores de uma região possam identificar o risco efetivo de transbordamento de um córrego, tendo como base o seu nível de água. O MECOR é um equipamento, constituído por três sistemas. Os alertas emitidos serão do tipo sonoro e visual, além da possibilidade do envio de torpedos SMS para usuários cadastrados. O projeto contará ainda com um site onde qualquer pessoa poderá consultar o estado de todos corrégos monitorados pelo sistema. Site este que será estruturado no formato de uma rede social. O projeto já possui um plano de negócios e eficiente esforço de pesquisa, além de ser organizado por uma equipe multidisciplinar orquestrada por um professor  da Universidade Federal da Bahia, que é coordenador geral de Robótica da Campus Party, além de coordenador da Olímpiada de Robótica do Latinoware deste ano.

O grupo de pesquisa criador do projeto é formado por estudantes de engenharia elétrica e mecânica da UNIFACS - Universidade de Salvador, sob a mentoria do professor orientador Danilo R. César. O grupo chamado The Ares   (T - técnicas e tecnologia sociais, H - Harware Livre, E - Emancipação sócio-digital, A - Arte, R - Robótica, E - educação Libertadora, S - Software Livre) discute sobre hardware e software e cria projetos com cunho social.

O foco de atuação do grupo são as comunidades carentes, que podem ser amplamente beneficiadas com o processo de pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas. Acesse o blog do grupo para saber mais.

Apesar de já haver um vencedor desta etapa, o Caça Ideias ainda não está encerrado. Confira o regulamento. A ideia escolhida receberá ajuda no processo de criação de um plano de negócios e apresentação ao FINEP. Se o projeto for aprovado pela FINEP, a 4Linux oferecerá contrapartida de até R$300mil.

  

Compartilhe esta página