Construtor 4Linux é premiado em maior evento PostgreSQL das Américas

Em agosto deste ano aconteceu o PGBR 2013, considerado o maior evento de PostgreSQL das Américas. O evento reuniu desenvolvedores, usuários e pesquisadores da tecnologia de banco de dados livre e de código aberto PostgreSQL. Desde 2007 o evento di...

Friday, 30 de August de 2013

PGBR 2013

Em agosto deste ano aconteceu o PGBR 2013, considerado o maior evento de PostgreSQL das Américas. O evento reuniu desenvolvedores, usuários e pesquisadores da tecnologia de banco de dados livre e de código aberto PostgreSQL. Desde 2007 o evento disponibiliza aos participantes uma programação de alto nível, que inclui oficinas, palestras e mostra de trabalhos acadêmicos. A 4Linux orgulha-se de ter sido, novamente, uma das patrocinadoras do evento.

Na edição deste ano Flavio Gurgel, construtor (consultor + instrutor) da 4Linux, foi premiado na categoria "Melhor contribuição pessoal na lista pgbr-geral". A lista pgbr-geral é a única lista de discussões para PostgreSQL disponível a qualquer usuário, de qualquer nível, com qualquer dúvida ou ideia, no Brasil. Conversamos com Flavio sobre esta importante premiação. Confira:

4Linux: Qual a importância da contribuição individual para um projeto global da magnitude do PostgreSQL?

Flavio Gurgel: Pode parecer clichê, mas é aquele ditado "de grão em grão a galinha enche o papo". Todo projeto do porte do PostgreSQL é feito de milhares de pequenas contribuições que, juntas, o tornam grande. Na minha visão, é esse tipo de colaboração que torna um projeto rico em vários aspectos, com múltiplas ideias, visões, novas e duradouras amizades. Eu me sinto culturalmente melhor a cada dia por participar dessa comunidade.

4Linux: Quais os passos para que uma pessoa possa vir a se tornar colaboradora da comunidade?

Primeiro escolher uma comunidade que tenha afinidade. Eu escolhi PostgreSQL porque trabalho com ele no meu dia a dia e eu gosto do que faço. Em seguida, o passo mais simples, assinar a lista. É só visitar a página do projeto, colocar o endereço de e-mail lá e confirmar a recepção da mensagem de boas vindas. Depois, "escutar" um pouquinho. Ver como as pessoas interagem entre si e entender a dinâmica. Por último, não ter medo de perguntar e responder. Minha maior felicidade é perceber que ex-alunos de cursos meus, clientes, amigos e colegas de trabalho começaram a responder dúvidas de outras pessoas.

Ninguém é dono da verdade: todo mundo tem alguma experiência, por menor que seja, e já passou por uma situação que alguém possa estar passando no momento e precisando de ajuda.

4Linux: Quais as principais contribuições realizadas por você no período avaliado pelo prêmio?

Eu fui bastante ativo nos últimos três anos na lista, sendo que já havia sido indicado anteriormente ao prêmio, que foi ganho por outro colega mais "antigo", que mereceu muito.  Na minha atividade, procuro ajudar desde as dúvidas mais simples das pessoas até algumas bem cabeludas. Às vezes não se resolve tudo com uma resposta, mas procuro dar o caminho.

O mais legal é que colaborar com a comunidade ajuda a ter mais negócios. Temos clientes nos contratando porque vêem esse trabalho na lista e sabem que ao nos contratar terão uma excelente prestação de serviços.

4Linux: Quais foram os outros indicados?

A indicação e votação é livre e aberta na lista, mas pode ser que alguém tenha votado secretamente direto para o organizador do evento. Nesta categoria, neste ano, além de mim, vi circular os nomes de Euler Taveira, que já trabalhou na 4Linux ao meu lado e hoje está na Timbira, Matheus Ricardo Espanhol e Matheus Oliveira que trabalham na Dextra. Todos contribuem muito na lista e mereciam ganhar o prêmio, mas eu levei.

 

(Placa do prêmio concedido) (Jared López Leaño esquerda, Flavio Gurgel ao centro e a esposa de Jared à direita)

Palestra - Como lidar com cargas de trabalho mistas

Confira abaixo os slides da palestra de Flavio Gurgel, no PGBR 2013. Esta palestra foi baseada em uma experiência real em um cliente onde ele teve de lidar com um banco de dados complexo e que misturava consultas rápidas e transacionais, consultas lentas e de relatórios, com filtros diversos e selecionáveis por usuários, além de dezenas de rotinas em funções dentro do banco para cargas e transformações de dados em diversos esquemas. Normalmente é fácil lidar com um de cada modelo desses, mas ajustar as coisas pra lidar com tudo junto foi o desafio que Flavio superou.

 

Compartilhe esta página