Continue investindo na sua TI mesmo em tempo de crise

Com a intensificação das turbulência que perpassam as economias globais, aumenta a pressão das empresas pela redução e otimização de custos em departamentos que, tradicionalmente, dispunham de amplos recursos. É o caso, por exemplo, do departament...

Thursday, 6 de October de 2011

O software livre é um dos mais importantes aliados de qualquer gerente de TI que tenha como meta uma efetiva redução de custos, sem quedas no desempenho e produtividade. Isto porque os custos com licenças de softwares proprietários consomem uma significativa parcela do orçamento que as empresas comumente destinam aos seus diversos projetos tecnológicos, que envolvam implantação, aperfeiçoamento de infraestrutura, inovação tecnológica, etc. É preciso levar em conta que com a intensificação das turbulências que perpassam as economias globais, aumenta a pressão das empresas pela redução e otimização de custos em departamentos que, tradicionalmente, dispunham de amplos recursos. É o caso, por exemplo, do departamento de TI (Tecnologia da Informação).

O Brasi é um dos paises que na última década vem apresentando excelentes indicadores no que concerne a redução efetiva de custos, sem queda de produtividade. com software livre. Estima-se, por exemplo, que de 2003 a 2006 o estado do Paraná tenha economizado R$ 123,3 milhões com o uso e o desenvolvimento de programas de software livre em órgãos da administração pública.

Hoje, dada a variedade de soluções livres disponíveis é possível desenvolver projetos deste tipo em todas as pontas de um departamento de TI.  Já em 2008 dizia-se que a crise favorece o software livre, segundo o Gartner. Com a intensificação da crise o efeito positivo e potencialmente econômico das soluções de plataforma aberta só tende a crescer.

Para os profissionais de TI eu recomendaria: conheçam Linux e o software livre. Já tenho observado empresas que tinham deixado projetos de migração para Linux em "banho maria"  e que agora estão entrando em contato conosco novamente para retomarmos estes projetos", afirma Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.

Quais os tipos de soluções existentes em software livre?

 Atualmente a oferta de soluções abertas é ampla. A 4Linux, por exemplo, realiza projetos nas seguintes áreas:

Existem soluções livres suportadas no modelo 24x7 e em ambientes críticos?

Sim, a 4Linux presta atendimento na modalidade 24x7, dependendo do contrato e das necessidades do cliente, também trabalha com ambientes de alta criticidade. Um dos maiores cases é o ambiente crítico Multicanal da Caixa Econômica Federal.

Quais as empresas já recorreram aos projetos baseados em software livre da 4Linux?

São muitos os clientes que já executaram algum tipo de projeto baseado em Linux e Software Livre, conheça alguns:

  • Alstom
  • Banco Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • CEAGESP
  • Correios
  • HP
  • IBM
  • Metrô de São Paulo.

Tenho interesse em desenvolver um projeto baseado em Linux e softwares livres para a minha empresa, como proceder?

A 4Linux possui modalidades executivas de atendimento, que podem incluir a visita de um de nossos consultores, a elaboração de um estudo de seu ambiente e a  consequente sugestão do caminho mais apropriado a se seguir no seu caso específico. Entre em contato e receba o feedback de uma nossas gerentes de contas:

  

 

Compartilhe esta página