DEVOPS no dia a dia da Tiago Albuquerque

Série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Wednesday, 11 de October de 2017

No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma Rankdone e os 22 melhores foram selecionados para fazerem a prova.

A área de marketing da 4Linux aproveitou a presença destes profissionais que estão na vanguarda deste mundo DEVOPS aqui no Brasil, e fez algumas entrevistas para conhecermos um pouquinho do mundo destes profissionais e o resultado será publicado na série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do envolvimento do Tiago Albuquerque com a cultura DEVOPS. Ele trabalha na Compasso, uma empresa do grupo UOLDiveo como engenheiro DevOps.

Qual o seu trabalho e como a cultura DEVOPS acontece no seu dia a dia?

Atualmente trabalho como engenheiro DevOps, trabalho junto aos 'squads' de desenvolvimento, ou seja, trabalho em uma equipe com divisão de responsabilidades e colaboração.

Quando você entrou para o mundo DEVOPS ?

Mais ou menos a 2 anos com o nome DevOps, porém por trabalhar há muito tempo como sysadmin e com middlewares de mercado a integração com o time de 'dev' acontece há muito tempo.

O que você achou da certificação DEVOPS do LPI e o foco em ferramentas livres de DEVOPS? 

Achei interessante, pioneira, mas não fundamental. Posso esclarecer melhor, acho que a certificação deveria focar mais nos conceitos como C.Integration/ C.Delivery/ C.Deploy/C.Monitoring, ALM, Configuration Management etc...Pois ferramentas são baseadas em conceitos, deveríamos estudar esses conceitos, pois cada uma dessas ferramentas possuem certificações de cunho própria para especialização.

Os cursos da 4linux já estão preparados para a certificação DEVOPS do LPI e a 4Linux acaba de lançar um curso preparatório para a Certificação DEVOPS Master da Exin, mais focado em conceitos do que em ferramentas. Você conhece esta certificação? Pretende também se certificar nela, além da certificação do LPI? 

Está certificação da Exin, pelo pouco que pesquisei, ela está muito mais baseada nos conceitos mencionados acima. Precisava entender melhor.

Que dica você dá para quem quer entrar no mundo DEVOPS? 

Acredito que esse profissional antes de tudo, deve possuir uma veia 'dev', deve entender conceitos de 'Continuos', entender o papel de um software e o ciclo de desenvolvimento, monitoração progressiva, gerenciamento de configuração automática, automação, scrum e modelos kanban etc. Cada um desses conceitos encaminhará para um conjunto de ferramentas, procure as mais utilizadas pelo mercado em que pretende atuar. Tudo isso não se aprende em um livro ou em blog, são anos de experiência trabalhando com infra convencional para se entender os melhores modelos e pipelines.

Thiago, agradecemos sua participação. Na próxima semana iremos entrevista o Diego Fernando que atua como Analista DevOps.

Cursos DevOps Certificação DevOps Conteúdo para Prova

Compartilhe esta página