DEVOPS no dia a dia do Jonathan beber

Série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Wednesday, 25 de October de 2017

No último dia 3 de setembro aconteceu a prova beta test na sede da 4Linux em SP. Foram mais de 150 inscritos que fizeram a prova de seleção na plataforma Rankdone e os 22 melhores foram selecionados para fazerem a prova.

A área de marketing da 4Linux aproveitou a presença destes profissionais que estão na vanguarda deste mundo DEVOPS aqui no Brasil, e fez algumas entrevistas para conhecermos um pouquinho do mundo destes profissionais e o resultado será publicado na série de entrevistas intitulada: “O DEVOPS no meu dia a dia.”

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do envolvimento do Jonathan com a cultura DEVOPS. Ele trabalha como engenheiro de software DevOps na Geru. 

Qual o seu trabalho e como a cultura DEVOPS acontece no seu dia a dia?

Eu sou DevOps na Geru, uma fintech aqui de São Paulo, meu trabalho diário é pensar em toda nossa infraestrutura e nas melhores formas de entregar mudança de código/serviços para nossos clientes, de uma forma o mais transparente possível, garantindo segurança, disponibilidade e boa experiência. Para isso preciso agir muito perto dos desenvolvedores e todo o time (Product Owners, QA's, UX's, scrum masters), contando com a ajuda deles também.

Quando você entrou para o mundo DEVOPS ?

Quando trabalhava em uma empresa de desenvolvimento de soluções de segurança e telefonia IP e percebemos que existia uma distância muito negativa entre o time de desenvolvimento e time de analistas/implantação, nesse momento descobrimos o devops e como ele poderia nos ajudar com esse problema.

O que você achou da certificação DEVOPS do LPI e o foco em ferramentas livres de DEVOPS?

A prova está bem direcionada para ferramentas que podem ajudar todas as organizações, seu escopo está muito bom.

Os cursos da 4linux já estão preparados para a certificação DEVOPS do LPI e a 4Linux acaba de lançar um curso preparatório para a Certificação DEVOPS Master da Exin, mais focado em conceitos do que em ferramentas. Você conhece esta certificação? Pretende também se certificar nela, além da certificação do LPI?

Não conheço a certificação e nem os cursos da 4linux.

Que dica você dá para quem quer entrar no mundo DEVOPS?

A dica é que se preocupe em como um time deve funcionar e entenda que devops é uma cultura acima de tudo.

Jonathan beber, agradecemos sua participação. Na próxima semana iremos entrevista o Nelson Estevam que atua como SysAdmin na Bionexo.

Cursos DevOps Certificação DevOps Conteúdo para Prova

Compartilhe esta página